Buscai ao Senhor enquanto se pode achar

…invocai-O enquanto está perto. Isaías 55:6,7.

Este solene conselho tem sido muito utilizado para nos lembrar que nossa oportunidade de ter contato com Deus tem dias contados, essa é a ideia que vem da dobrada utilização da palavra “enquanto”.

Todavia poderíamos, talvez, observar as sutis diferenças entre a primeira e a segunda sentenças do versículo, assim:

BUSCAI – usamos o verbo buscar para nos referir ao que está longe de nós, em lugar sabido ou não. Está fora do alcance imediato, mas podemos procurar e alcançar desde que saiamos da posição ou situação atual.

Deste modo podemos associar a primeira sentença com a primeira experiência, aquela que nos fez deixar nosso comodismo, nosso mundanismo, nossos hábitos e conceitos pecaminosos para irmos encontrar com o Salvador, o qual ainda hoje pode ser achado.

INVOCAI – somos aconselhados a clamar ao que está perto de nós, mas que pode – e precisa – estar ainda mais perto. Talvez já fazendo parte de nossa vida, como se estivesse em algum canto da casa, ao alcance da voz, misturado à nossa paisagem cotidiana, relegado a uma prioridade menor do que a máxima.

Em Apocalipse 3:20 lemos que o Senhor Jesus está à porta, isto é, facilmente acessível a qualquer um de nós. Ó, não aconteça que, por comodismo, mantenhamos o Senhor Jesus assim, tão perto de nós, mas ainda fora do nosso coração onde Ele quer fazer morada!

Se ao olhar em volta de você ainda não pode distinguir a presença do Senhor, vá buscá-Lo. Se Ele já está perto de você, não se detenha, clame por Ele para que o Senhor não fale de você o que disse do escriba em Marcos 12:34 – “não estás longe do Reino de Deus”.

Não estava longe, mas ainda não estava dentro…

19 comentários sobre “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar

  1. Buscar: ir em direção ao Senhor ou ao projeto dele; incentivando a busca pelas coisas de Deus pois a promessa que quem buscasse iria ter respostas pois Deus está perto dos mesmo.
    Enquando se pode achar: dando a entender que quem buscar vai encontrar pois o Espírito Santo ainda está conosco; mas haverá uma época que findará esta oportunidade.
    INVOCAR: Fala de lenvantar sua voz em clamor, e cânticos, e choro para que o Senhor possa cumprir suas promessas.
    E hoje o principal invocação é MARANATA!

    Curtir

  2. A busca ao Senhor tem que ser constante, sem cessar, pois o que mede a distância entre nós e Ele é nossa vida de oração, Sl 145:18 – Perto está o Senhor de todos que o invocam, de todos que o invocam em verdade. O Espírito Santo ainda pode ser achado entre nós, pois a Igreja Fiel ainda está aqui, mas um dia não mais estará, e não poderá ser achado. Invocai-o pois Ele ouve nosso clamor e nos salva. Aleluia Cristo Vive!

    Curtir

  3. Onde o buscarei? Onde está o q vive? Nos montes? Aqui ou ali?
    Chama me, ores e me achareis qdo me olhar
    de todo o coração. Então me verás e eu serei achado de vos.
    Onde está Ele, se não dentro de mim mesmo?
    Eis q estarei convosco todos os dias. Ele disse.
    Hora vem e é agora. E hora dos adoradores, q até Ele tbm esta a procura. Nossa vida e como um conto ligeiro. O tempo e hj. N endureçais o coração. Olhai e vede, “enquanto” ainda tendes vida.
    Ver Deus em nós, é a maior dificuldade do homem, pq foi corrompido pelo pecado. Mas q pelo sangue já se tornou possível encontra lo (ve-lo) dentro de nos. Perto está o Sr de tds os q o buscam (ver),em Espírito e em vdd.
    Portanto, Ele n está escondido, continua apenas invisível.
    Creiamos…Nele!! Q nos fez sua imagem e semelhança e templo seu!!

    Curtir

  4. O verbo “buscai” está no imperativo afirmativo, ou seja é uma ordem acompanhada de desejo, nosso Deus tem desejo que o busquemos enquanto podemos achá-lo, para alcançarmos a benção da salvação.

    Curtir

  5. Louvado seja Deus, q nos chama todos os dias e por seu Espírito diz: buscai, invocai…
    Aproveitemos enquanto ainda se pode achar, pois em breve, mui breve, esse chamado cessará.

    Curtir

E você, o que poderia acrescentar sobre este assunto?