Ainda que um dos mortos ressuscite

Em Lucas 16, lemos assim:

A ressurreição dos mortos é – sem dúvida – o tipo de acontecimento que transtorna toda a razão e a lógica natural das coisas. De todos os milagres registrados nas Escrituras, as ressurreições ali mostradas são a maior evidência do poder sobrenatural do Deus de Israel. Casos como o de Lázaro, por exemplo, que foi chamado de volta à vida pelo Senhor Jesus quatro dias depois de morrer desafiam o nosso entendimento natural do mundo em que vivemos.

Mas como acontece a todos os sinais e milagres registrados na Bíblia, seu alcance é muito mais amplo do que a curiosidade que gera. Deus não está promovendo espetáculos ou buscando palmas e elogios.

Cercado de praticantes do judaísmo, Jesus lança essa palavra antecipando o modo como aqueles haveriam de se comportar diante da Sua própria ressurreição. Ele já sabia que – tendo vindo primeiro aos seus – estes não o receberiam.

Mas trago agora sua atenção, caro leitor, a uma outra camada aqui, nesse dito de Jesus: Se não creem na Palavra escrita, no testemunho da Lei e dos profetas, não será uma maravilha que os fará crer. Isso destaca a importância, na ótica do próprio Deus Filho, dos registros históricos e proféticos das Escrituras e de sua eficiência também.

Paulo escreve aos Romanos dizendo que aprouve a Deus salvar os crentes através da loucura da pregação (1 Coríntios 1:21). Escreve também a Timóteo e diz a ele que as sagradas Escrituras podiam – tinham poder para – torná-lo sábio para a salvação (2 Timóteo 3:15).

Confesso que isso me estimula muito a escrever com empenho e perseverança neste simplório canal, na esperança de que os trechos de Escritura que aqui menciono sejam igualmente eficazes para salvar, ao menos um leitor dessas mal traçadas linhas.

Tenho ensinado isso aos novos pregadores e professoras de Escola Bíblica Dominical com quem tenho a oportunidade de conversar: Cite as Escrituras, com a maior exatidão que conseguir, se esforce nisso, decore e recite porções chave da Palavra de Deus pois são “espírito e vida”, foi o que disse o próprio Verbo de Deus (João 6:63).

Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão.

João 5:25

2 comentários sobre “Ainda que um dos mortos ressuscite

  1. Considero gloriosa e providencial a citação de Paulo a Timóteo a se referir à Bíblia, à Palavra de Deus, como “sagradas letras”, pois é muito comum ouvirmos ou até pronunciarmos fora de contexto e, logo, sem nexo de que a letra mata e mata mesmo inclusive a ignorância e a falta de conhecimento que também faz perecer. Sem a ação do Espírito Santo que a inspirou evidentemente que a letra sim pode se tornar um instrumento mortal, usada, portanto, para atender a um interesse diferente dos propósitos do mesmo Espírito, mas que tenhamos sempre esta exata compreensão de que são letras sagradas e se estão a nossa disposição devemos sim ler, ouvir, proclamar e viver.

    Curtir

    • Excelentes colocações, meu amigo. Certamente as sagradas letras são um dos maiores mistérios da humanidade, que só será compreendido na Eternidade com Deus! Obrigado por comentar, volte sempre!

      Curtir

E você, o que poderia acrescentar sobre este assunto?