Essa foi a palavra que o Senhor Jesus deu aos dez leprosos que foram buscar d’Ele uma bênção de saúde. Segundo a lei de Moisés, era o sacerdote quem determinava se uma pessoa podia ou não ser considerada limpa de enfermidades – principalmente a lepra – para conviver com os demais. A resposta de Jesus foi essa: “vão mostrar-se aos sacerdotes”.
Indo eles, porém, foram curados e ficaram muito eufóricos. Mas somente um deles, um “estrangeiro”, de Samaria, compreendeu o quanto devia ao Senhor Jesus. Este se voltou em direção ao Senhor e foi até Ele, louvando a Deus em alta voz.
Apesar da aparente contradição à ordem do Senhor, de se mostrarem aos sacerdotes, sem saber aquele samaritano se dirige a Jesus, o nosso sumo sacerdote perfeito.
Assim, de todos os dez, o samaritano foi o único que se voltou para o que cumpria as projeções proféticas do sacerdócio levítico, que apontava para o sacerdócio perfeito do Filho de Deus.
Portanto, enquanto os nove se dirigem ao que o escritor de Hebreus chamou de “sombra das coisas futuras”, aquele gentio vai diretamente ao objetivo final do projeto de Deus.
Considerando que todos os dez, de alguma maneira, atenderam à ordem do Senhor Jesus e cumpriram o que lhes mandou, podemos perceber a diferença entre a PALAVRA NA LETRA e a PALAVRA NA REVELAÇÃO.
- A Palavra na letra levou os nove ao cumprimento racional do mandamento, sem que descobrissem o mistério maior da Escritura, que é nos levar diretamente a Cristo.
- A Palavra na revelação levou o samaritano a um encontro imediato com Aquele que é o cumprimento da profecia, revelando a ele o mistério da graça salvadora do Senhor Jesus.
Enquanto todos foram curados da enfermidade material, só o que se encontrou com o Senhor Jesus foi curado da enfermidade mais grave, a que atinge a alma, o PECADO.
Assim, por mais benefícios que o homem possa obter em sua relação com Deus pela Sua Palavra para esta vida, o mero conhecimento formal da Bíblia, no seu aspecto cultural e em termos morais e religiosos, ou até mesmo materiais, é a Palavra na Revelação que nos conduz ao verdadeiro objetivo do projeto de salvação eterna, que está em Cristo Jesus, a redenção da alma.
Busque ao Senhor e peça a Ele que “abra seu entendimento para que possa compreender as Escrituras” (Lucas 24:45).
“E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.” Lucas 24:27
Muito bom – entendo também que a gratidão é pessoal. Daí somente um voltou. E por que 10 e não 1, que foram curados? Qual seria o simbolismo para serem curados os dez leprosos (hanseníase?)?. Mas, de qualquer forma, o curado deveria voltar ao sacerdote pois, caso contrário, não teria o selo de “limpo”. Texto e contexto. Revelação e tradição judaica.
CurtirCurtir
Sugiro um estudo sobre a cura dos leprosos e uma comparação nos diversos Evangelhos. Em Mateus 8 há a menção da cura de somente um leproso e a este Jesus o tocou. Aos dez falou de longe. Talvez não haja ai um ensino interessante? Há outros?
CurtirCurtir