Não estás longe do Reino dos Céus – disse Jesus a um piedoso judeu, depois de uma resposta sábia que este deu sobre coisas espirituais.
De fato, o judaísmo era a melhor religião na época de Jesus (talvez o seja até hoje…). Ela se distingue de todas as demais pelo fato de ter sido planejada pelo próprio Deus. Todas as suas regras e ritos originais foram dados pelo Senhor a Moisés, no monte Sinai.
Assim, dentre todos os esforços do homem para se religar (daí a palavra religião) a Deus, o judaísmo é o mais próximo do Reino dos Céus. Essa afirmativa é do próprio Deus na palavra de Seu Filho.
Mas, como todas as outras, é um conjunto de ações e pensamentos que tentam aproximar o homem de Deus. Porém a distância entre esses dois é tão, mas tão grande que uma reaproximação só tem efeito se começar da parte de Deus para nós.
Não estás longe do Reino dos Céus… O escriba, que ouviu isso – que deve lhe ter soado como um elogio da parte do Senhor Jesus – ainda que estivesse próximo, não estava dentro do Reino. E esse é um ponto essencial. Dentro ou fora: de um navio, de uma festa, de uma lista – perto não é a mesma coisa que dentro.
Para ele ainda existia o véu, que o separava da Revelação do segredo de Deus.
Pingback: Enchendo o coração com a Palavra – Lucas 02 | Doquestacheiocoração
MARAVILHOSA palavra!!!
Glória a Deus!!!
A PAZ.
CurtirCurtir