O vaso de alabastro quebrado

Imagine a cena: Muita gente em torno de Jesus. Entra uma mulher com um vaso nas mãos. Apreensiva, mas decidida, avança até estar diante do Senhor. Ninguém sabe o que ela traz em seu vaso, que parece um recipiente valioso. Então, num gesto inesperado, ela quebra aquele vaso, toma seu conteúdo – pelo forte perfume se conhece logo o que é, unguento de alto preço – e derrama sobre a cabeça do Salvador. Após um pequeno e reverente silêncio, todos já tem uma opinião formada sobre aquele fato. Muitos disseram entre si: que desperdício de perfume! Outros diziam que o valor do unguento teria sido melhor aproveitado se tivesse sido utilizado em favor dos necessitados, talvez Jesus ficasse mais satisfeito do que com aquele gesto movido pelos sentimentos daquela mulher. Jesus interrompe o debate e os aquieta, defendendo a mulher – para surpresa de todos – “deixai-a, por que a molestais?” Em seguida, depois de havê-la inocentado, completa a sentença com uma explicação e uma promessa: “ela fez-me boa obra” e diz que sua boa obra jamais seria esquecida. Esta história foi contada pelo evangelista Marcos no capítulo 14 de seu livro (clique no link para ler a história na Bíblia, em outra página).

Imagine outra cena, semelhante a essa: Muito mais gente em torno de Jesus, milhares de milhares, uns à direita e outros à esquerda d’Ele. Entra agora VOCÊ com seu vaso nas mãos. Apreensivo, não pode recuar, avança até estar diante do Senhor. Ninguém sabe o que você traz em seu vaso, que parece um recipiente valioso pra você. Então seu vaso se quebra e o seu conteúdo… bem, todos saberão o que é. Todos saberão o que você traz dentro de seu vaso.

Agora, a partir daí é você quem constrói o restante da história. O vaso representa a sua vida e o conteúdo simboliza as coisas que você vem ajuntando dia a dia dentro de si. Vou ajudá-lo com as seguintes questões, que você deve responder somente pra você mesmo:

1 – Pela intervenção do Salvador, aquela mulher ficou livre do que a molestava. Os servos do Senhor também, naquele grande dia, ficarão livres, serão inocentados. E você, será justificado para todo sempre também?

2 – Depois de avaliar o que havia em seu vaso, Jesus disse que aquilo era “boa obra”. Só Jesus pode avaliar a obra que fazemos ao longo desta vida. O que Ele dirá da obra que você está fazendo?

3 – Ele disse ainda que o cuidado dela havia beneficiado o Seu Corpo. A obra que você faz está sendo uma bênção para a Igreja, o Corpo de Cristo?

4 – O Senhor disse, por fim, que a obra dela jamais será esquecida. E o que você está fazendo, sua obra, será eterna também? Ou será esquecida como a de milhões e milhões de pessoas?

Pois Deus trará a julgamento tudo que foi feito, inclusive tudo o que está escondido,
seja bom, seja mau. 
Eclesiastes 12:14

 

Portanto, não julguem nada antes da hora devida; esperem até que o Senhor venha. Ele trará à luz o que está oculto nas trevas e manifestará as intenções dos corações. Nessa ocasião, cada um receberá de Deus a sua aprovação. 
1 Coríntios 4:5

13 comentários sobre “O vaso de alabastro quebrado

    • Verdade, meu amigo. Cada dia ela acrescentava um pouco mais de perfume ao vaso. Abria mão de comprar outras coisas para separar diariamente aquela oferta ao Senhor. É o que faz o servo do Senhor ainda hoje, dia após dia.

      Curtir

  1. O LÍQUIDO PRECIOSO
    Há um líquido que deve ser derramado aos pés do Senhor; este líquido é a nossa alma. O momento é de dificuldade, é o momento do jantar, mas é o momento que Jesus está presente. Sabemos que Jesus está conosco à mesa. Se subimos à casa de Deus para louvar o nome dEle é porque sabemos que Jesus está presente. Tivemos grandes livramentos porque Jesus esteve e tem estado conosco. Ela quebrou o vaso. Você tem quebrado sua vida aos pés do Senhor? Este é o momento de quebrarmos o vaso, de derramarmos o nosso coração aos pés do Senhor. Não importa o que falam a nosso respeito ou de nossos atos, o que importa é derramarmos nossas vidas diante do Senhor. Se o momento é de noite, não importa! Esse é o momento de se derramar aos pés de Jesus. Interessante que o vaso de alabastro tem uma característica, um líquido precioso.

    Curtir

    • Esse líquido precioso, na verdade, pode ser chamado assim porque o Senhor deu preço a ele: o Sangue do Cordeiro, o preço para “comprar” a nossa alma. Se derramada sobre qualquer outro lugar ou ideia ou pessoa, não terá o mesmo valor, aí sim, será um desperdício. Obrigado por apontar esse viés de entendimento, amigo. Seja bem vindo e volte sempre!

      Curtir

  2. A palavra é uma fonte inesgotável! O preparo para a sepultura, ao contrário do que as pessoas acharam, foi o maior investimento que aquela mulher fez em toda sua vida!
    Ela investiu um alto preço no preparo da sepultura porque sabia que o Senhor a quem ela serve é vencedor! venceu a morte para devolver a ela a eternidade!
    O maior investimento que podemos fazer nesta vida é guardando tesouros no céu onde o ladrão não rouba e traça na come! Podemos e devemos cuidar das coisas desta vida, mas primeiro o reino! E Jesus garantiu: cem vezes mais e a vida eterna de bônus! não existe nada neste mundo que possa dar ao homem maior retorno!! Aleluia!!!

    Curtir

  3. Louvado seja o Senhor.
    Um dia o q trazemos dentro de nos será revelado por completo.
    Se óleo de valor, cheiro de vida, bom cheiro de Cristo.
    Pois é isto q Deus tem depositado dentro destes vasos de barro.
    Vasos de barro, sem valor pra o mundo mas q trazem de de si um tesouro de grande valor, por que o que foi colocado dentro de nos é resultado de um preço q não poderiamos pagar, do pagamento de uma divida q não tinhamos o valor pra pagar, pois foi pago com vida, quando nosso Senhor venceu a morte. Pago com o maior valor que existe, a vida Eterna.
    E é esse é o valor que temos dentro de nós.

    Curtir

  4. Excelente reflexão. Temos que dia após dia estarmos abrindo nossos corações e quebrando nossas vidas aos pés do nosso Salvador, pois só Ele conhece o nosso interior e nos julgará no juízo final…

    Curtir

E você, o que poderia acrescentar sobre este assunto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s