Salmo 64 – Davi e as redes sociais

“Não há nada de novo debaixo do sol”, disse o sábio rei Salomão. E isso não era só no tempo dele, ainda hoje, apesar de tanta coisa tentar se apresentar como novidade, ainda assim são problemas requentados e soluções antigas, batendo à nossa porta.


Um deles é a tal da “rede social”. Em um de seus salmos, Davi, o poeta-profeta, declarou sentimentos e situações que parecem remetê-lo de sua época até à nossa, e colocá-lo à frente de um telefone celular. Ele diz:

Esconde-me do secreto conselho dos maus, e do tumulto dos que praticam a iniquidade. Que afiaram as suas línguas como espadas; e armaram por suas flechas palavras amargas, a fim de atirarem em lugar oculto ao que é íntegro; disparam sobre ele repentinamente, e não temem. Firmam-se em mau intento; falam de armar laços secretamente, e dizem: Quem os verá? Andam inquirindo malícias, inquirem tudo o que se pode inquirir; e ambos, o íntimo pensamento de cada um deles, e o coração, são profundos.
Salmos 64:2-6

O curioso é que por mais que nos tragam alguns benefícios, sem dúvida são as crises geradas e inflamadas dentro das redes é que ficam mais famosas, ganhando grande destaque.

O nome “rede” nos faz lembrar das armadilhas utilizadas por caçadores e pescadores e que, apesar de sua simplicidade, são deveras eficientes: funcionam se valendo do esforço da presa em se livrar delas – quanto mais se movimentam, mais emaranhadas ficam.

Mas antes de terminar este texto e acabar deixando a impressão de que as redes sociais são um total abismo cruel, lembremo-nos daqueles que procuram fazer bom uso – inclusive profissional – de tais recursos.

A estes quero lembrar o costume antigo, registrado mais de uma vez nas Sagradas Escrituras: o costume de LAVAR AS REDES. Os discípulos pescadores faziam isso a cada manhã e era uma manutenção essencial ao bom funcionamento daquilo que era a ferramenta de trabalho deles.

Mantenha suas redes limpas

2 comentários sobre “Salmo 64 – Davi e as redes sociais

E você, o que poderia acrescentar sobre este assunto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s