…e o Cordeiro é a sua lâmpada

Esta tão doce afirmação, em Apocalipse 21:23, diz respeito à Nova Jerusalém, cidade preparada por Deus para o Seu povo. Nos remete ao conceito de eternidade, prometido pelo Senhor Jesus aos Seus servos.

O verso afirma que “não precisarão de sol nem de lua“. O sol e a lua foram criados, conforme lemos em Gênesis, para marcar dias e anos e estão em constante movimento desde os primórdios dos tempos. Quando, portanto, o tempo não mais contar, sol e lua ficarão obsoletos e deixarão de existir.

Alternando-se entre si, o sol e a lua trazem a ideia de ciclos de dia e noite, luz e escuridão que, ainda que dando ritmo à nossa existência, trazem consigo a sensação de inconstância, exatamente o contrário do que está embutido no conceito de eternidade.

Estamos sujeitos à influência desses marcadores que balizam nossa existência mas, se sobre nós brilha a luz do Cordeiro, já não são os tempos que determinam nosso viver mas a luz eterna do Cordeiro de Deus. Como o ladrão crucificado ao lado do Messias sofredor, a nós também é dado o privilégio de já usufruir um pouco do Paraíso hoje.

Por isso o Senhor Jesus nos ensina a não nos ocuparmos com o futuro o que define uma pré-ocupação – nem também com o que passou, afinal o passado é imutável. Ele nos incentiva a nos ocuparmos melhor com o nosso hoje, o chamado – nome bastante sugestivo“presente”. C.S.Lewis considera o presente como “o ponto em que o tempo toca a eternidade“.

A própria lua tem seus ciclos, evidenciando sua inconstância, bem como – nos afirmam os estudiosos – o sol, com suas tempestades e ejeções de massa colossais, inconstante, portanto também, segundo consta.

O salmo 24:2 diz que o Senhor fundou a Terra sobre as correntes. Independente de quão literal seja essa afirmação, tudo na Terra grita “inconstância” e é completamente oposto ao conceito de eternidade.

A Lâmpada do cristão, por sua vez, é o imutável Cordeiro de Deus, aquele que é, que era e que há de vir. O Senhor, aquele que não muda, o que é o mesmo ontem, hoje e será eternamente.

Se Cristo for sua lâmpada, você jamais andará em trevas. Nem nesta nem na outra vida.

12 comentários sobre “…e o Cordeiro é a sua lâmpada

  1. O cordeiro foi o segredo de Deus para resgate do povo da escravidão no Egito.
    Hoje o Cordeiro é um mistério desvendado para resgatar o homem das trevas para a luz. Da sentença de morte para a vida eterna.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Quando João foi arrebatado, a igreja primitiva passava por uma grande onda de perseguição. Os bens do povo de Deus haviam sido confiscados, as casas tinham sido queimadas, mortos nas arenas, muitos estavam em prisões, outros escondidos onde se reuniam para orar. Não havia diante da dureza de Roma esperança e nesse momento João escreve a carta primeiramente àquela que estava sofrendo. O Senhor estava mandando uma boa nova para o povo. Nós sabemos que a lua é tipo da igreja e o sol é tipo do Senhor Jesus. Assim como a lua recebe do sol a luz e transmite pra terra que não tem luz própria e dá vida a terra, o Senhor revelou que a igreja tem a mesma função. E a igreja primitiva foi luz, ela não se abalava, ela exerceu essa função de maneira gloriosa porque a história conta que quando estavam nas arenas glorificando e cantando muitos se convertiam. Era um mistério. E a luz que irradiava vinha do Senhor. Que sejamos luz nesse mundo de trevas.

    Curtir

    • Amém, minha irmã, como escreveu Davi, “Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento a OBRA de Suas mãos”. Muito obrigado por este excelente comentário, volte sempre, este espaço tem esse objetivo, de ampliar o texto postado com a contribuição de outros. Abraço grande!

      Curtir

  3. “O presente é o ponto em que o tempo toca a eternidade”.
    Trazemos no nosso interior a partícula de Deus, a nossa alma, e como tal, é possível vivermos a plenitude dessa condição, vida eterna.
    É maravilhoso e grave, o valor do sacrifício do Cordeiro dado pelo Pai.

    A cruz de Cristo é o marco em que a eternidade toca o nosso tempo.

    Zacarias 14:7 Mas será um dia conhecido do SENHOR; nem dia nem noite será; mas acontecerá que ao cair da tarde haverá luz.

    Curtir

E você, o que poderia acrescentar sobre este assunto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s