Examine-se pois o homem a si mesmo – Lucas 01

Esse é um conselho que o apóstolo Paulo nos deu, na primeira carta que escreveu aos Coríntios, quando lhes instruía sobre a Ceia do Senhor. Segundo ele, esse é um requisito básico para aquele que se achega à mesa do Senhor: “e assim (depois de se examinar) coma deste pão e beba deste cálice“.

Já mencionei neste blog a admiração que tenho pelo que escreveu o apóstolo Tiago quando, em sua carta, compara a Palavra de Deus a um espelho. (Se quiser ler, clique aqui e aqui).

Um leitor do blog, meu amigo Godoy, comentou algo muito esclarecedor: lembrou que num espelho, quanto mais próximo você se acha dele, mais detalhes de si mesmo consegue enxergar. Portanto, se alguém quer “examinar-se”, precisa chegar mais perto do espelho. No nosso assunto, mais perto da Palavra de Deus.

Se você já teve um encontro pessoal com o Senhor Jesus, já provou do alimento que Ele tem para sua alma, certamente sabe o quão saboroso e nutritivo esse alimento é e deseja mais e mais desse pão. Achegue-se à Bíblia. Leia, memorize suas passagens, ore pedindo mais compreensão. Quanto mais luz (revelação do Espírito Santo), mais detalhes você conseguirá enxergar.

A Palavra de Deus é a ferramenta indispensável para você colocar sua vida em ordem diante de Deus. Segundo o livro de Provérbios, aquele que confessa suas transgressões e as deixa, encontrará misericórdia. O Espírito Santo, mediante a Palavra de Deus, vai convencer você do que é necessário ajustar em sua vida, o que deve ser abandonado, porque Ele quer estender sobre sua vida a misericórdia de Deus.

A partir de hoje, diariamente, vou postar aqui um capítulo do evangelho de Lucas, com alguns pequenos comentários, para estimular você a ler a Bíblia. Persevere em ler e a vontade de Deus se descortinará diante de você pelas Escrituras.

Evangelho de Lucas, capítulo 01

Ou escute no Spotify:

17 comentários sobre “Examine-se pois o homem a si mesmo – Lucas 01

  1. A primeira coisa q o Senhor quer é q vc seja honesto com vc mesmo, podemos enganar e fingir para o mundo inteiro mas a duas pessoas q vc não consegue enganar, o Senhor e a vc mesmo, examinar-se é tirar do barro a sujeira para q através da operação do E.S. possamos ser vasos, ouvi um PR dizer q barro todos somos, vasos são poucos.

    Curtido por 1 pessoa

    • No VT quem examinava a oferta era o sumo sacerdote. Naquele exame, não seria admitida nenhuma avaliação pessoal, mas única e exclusivamente, conforme o Senhor Deus ordenou a Moisés.
      No NT fomos feitos sacerdotes, e quando examinamos o cordeiro de Deus, através da sua palavra, não encontramos defeito algum!
      Cabe a cada um de nós, examinarmos a nós mesmo, se estamos sendo aperfeiçoados, como Ele é perfeito!

      Curtido por 1 pessoa

      • Exatamente, meu amigo, Ele, por Sua Palavra, é nosso espelho e nossa referência absoluta para que sejamos santos como Ele é Santo! Maravilha! Obrigado por comentar, Volte sempre!

        Curtir

  2. Muito bem colocado, o detalhe do espelho é que você só consegue ver se tiver luz, no escuro não é possível ver, assim também é a revelação da palavra de Deus, você só consegue ter se tiver a luz que é o Espírito Santo.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Este é um ótimo assunto, pois trata-se de uma das características que Deus aprecia, que é a sinceridade. Com a auto-análise e a ajuda do Espírito Santo conseguimos ver nossas fraquezas e assim seremos servos melhores a cada dia.

    Curtir

    • Verdade, Jabes. Lembrando que a palavra sincera (dizem) teria origem nos atores que se maquiagem com cera para interpretar suas personagens. Sem a cera, eles eram autênticos. Obrigado por comentar. Volte sempre.

      Curtir

  4. O grande problema que vejo é que qualquer exame exige no mínimo uma parada, uma pausa, gastando algum tempo para a sua realização, mas na correria da vida, na pressão ou até por relaxamento mesmo o exame deixa pra ser feito quando muitas vezes a situação já está bem complicada. Num caso assim ainda Deus pode dar jeito porque para o nosso Deus não há impossível, mas é importante atentar (e muitos não o fazem) que o auto-exame só é possível em vida e ela passa como um conto ligeiro…

    Curtido por 1 pessoa

    • Excelente, meu amigo, excelente. Mas mesmo uma “passadinha” na frente do espelho pode nos alertar para grandes problemas, não é mesmo? Obrigado por comentar, Volte sempre.

      Curtir

  5. Lembrei-me de um outro provérbio: “Pela misericórdia e pela verdade, se purifica a iniquidade; e, pelo temor do Senhor, os homens se desviam do mal.” (Pv 16:6). A Palavra é espelho que revela a verdade sobre nós e o nosso pecado, mas também é misericórdia, quando nos oferece perdão e convida-nos a andar no temor do Senhor.

    Curtir

  6. Pingback: Enchendo o coração com a Palavra – Lucas 02 | Doquestacheiocoração

E você, o que poderia acrescentar sobre este assunto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s