Por que tudo isto nos sobreveio?

undefinedSe você tivesse a oportunidade de perguntar assim pra Deus, sem rodeios, como seria essa conversa? A Bíblia diz que um camponês hebreu chamado Gideão teve essa oportunidade (Juízes cap. 6). Um anjo apareceu a ele e lhe saudou assim: “O Senhor é contigo”. O matuto foi ousado e perguntou, “na lata”: Se o Senhor é conosco, por que tudo isso nos sobreveio?

Mas ao invés de dar a ele uma longa lista dos erros do povo de Israel – afinal Deus havia prometido que se os hebreus fossem fiéis a Ele, nenhum mal lhes sucederia – o anjo do Senhor lhe respondeu assim: “Vai nesta tua força”.

O anjo não parecia falar coisa com coisa, “lé com cré” como dizem. Se Gideão decidisse ignorar aquela palavra de Deus (como muita gente faz), não teria se tornado um dos mais famosos heróis bíblicos nos dias seguintes.

A verdade é que a murmuração e as queixas consomem muita energia. Energia que precisava ser redirecionada: Vai – disse o anjo. Não fica aí, Gideão, remoendo o passado e o presente. Vai em busca do futuro de paz, afinal, “Deus é contigo”. Buscar explicações para o que se passou ou está passando queima recursos preciosos de tempo, ânimo e vigor.

Talvez hoje, você que lê esse pequeno texto esteja cheio de perguntas como essa na sua mente, consumindo suas energias. A melhor resposta vem do próprio Deus: VAI! Busque a Deus, VAI! Dependa dEle, VAI! Faça oração e creia que Ele vai responder, VAI! Olhe pra frente com confiança, VAI! Espere em Deus.

Vai logo!

22 comentários sobre “Por que tudo isto nos sobreveio?

  1. Muito bom o texto, me identifiquei demais pois no início eu fiquei muito angustiada mas agora já estou bem. Porque em meio à angústia e tristeza foi o Senhor que me perguntou, por que choras? A palavra de Deus é Bálsamo em meio à angústia.

    Curtir

  2. O senhor nunca deixou os seus desamparados,quando diz vai, é para não ficar parado,a nossa força e o senhor,naquele momento Gideão estava sem saber o que fazer,o inimigo estava ao redor,mas guando o anjo diz vai nessa tua força,a nossa força e o senhor, quando estou fraco e que sou forte,apesar da prova que Israel passava ele não desanimou,e a igreja está passando por uma prova,mas há muitos Gedeões que não tem parado de orar.

    Curtir

  3. Estamos num projeto eterno, onde o Autor tem pressa em concluir e a igreja tem desejo e pressa que ele seja concluído em nossa vida, por isso entendemos que não devemos questionar, pois isso faz parte da conclusão deste projeto maravilhoso onde seremos vitoriosos! Amem, Ora vem Jesus Maranata! ApsJesus.

    Curtir

  4. No momento de crise, enquanto os outros líderes de suas famílias estavam na mesmice, malhando o trigo da mesma forma, ou seja fazendo as mesmas coisas se expondo, Gideão fez algo novo, malhando o sustento dele e de sua família no lagar, hoje também devemos buscar mudar as nossas vidas para que venhamos ter também a oportunidade de ouvir a voz do Senhor dizendo “O Senhor é contigo varão valoroso”
    Quando o Senhor fala nosso coração se alegra, há uma transformação em nossas vidas de dentro para fora, isto realmente faz a diferença nos tempos em que estamos vivendo.
    E você também quer ouvir o Senhor falar com Você, basta fazer diferente, malhar o seu trigo no lagar, buscar o alimento em Jesus.
    Lembre o Anjo está te observando e querendo falar contigo.

    Curtir

    • Isso mesmo, meu amigo. Deus envia Seus anjos com uma palavra de ânimo àqueles que estão envolvidos no trabalho, ainda que sofram com dúvidas e insegurança. Obrigado pela participação, um grande abraço.

      Curtir

  5. Maravilha.
    O Senhor Jesus creio que responde uma pergunta dessas com outra pergunta, que muitos tem feito nesse momento,quando vai ao sepulcro onde Lázaro estava sepultado.
    Quando diz se creres verás a Glória de Deus?
    Creio que tudo isso nos sobreveio, para a glória de Deus se manifestar

    Curtir

  6. “Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará” (Ecl 11:4)
    O Senhor nosso Deus convida o homem para uma Obra, imaginem o dono de uma construção chegar no canteiro de obras e ver um do operários parado na hora do serviço, não produzindo nada, mas querendo receber como os demais que estão trabalhando! É maravilhoso quando o servo entende o chamado e o exerce sem olhar para as circunstâncias, se são favoráveis ou não, pois este estará semeando e no tempo certo colhendo! Deus sabe que cada um de nós pode ir em Nome d´Ele, na Força que vem d´Ele, para alcançarmos o que aos olhos humanos pode parecer impossível, como aconteceu com Gideão!

    Curtir

    • As aflições desta vida, que suportaremos em diferente medida uns dos outros, irão todas elas convergir num mesmo sentimento que nos inundará (no instante em que pusermos os olhos na glória ainda desconhecida): Jamais merecerei.
      Obrigado pela visita, meu amigo, seja bem vindo e volte sempre.

      Curtir

      • Romanos 8:28
        E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

        Me fez lembrar essa texto. Só na matemática de Deus podemos somar um mal com outro mal e termos como resultado o bem. Todas as coisas contribuem!

        Curtir

  7. Notemos que em três capítulos relatam as proezas deste servo valente, que libertou Israel das mãos dos midiáticas. No diálogo do anjo do Senhor com Gideão, o grande objetivo era encorajar Gideão contra a resistência do inimigo. Em primeiro plano era necessário a Fé e coragem porque Fé é medo não têm nada em comum, que os medrosos voltem para casa o interessante foi que dois terços se retiram. E a grande lição da vitória de Israel para nossa vida , é que um com Deus pode vencer mil sem Deus.

    Curtir

  8. O grande problema do ser humano é achar que tudo esta diretamente ligado ao individuo.
    Deus é coletivo e tudo que Ele projetou é um plano macro e não micro(eu), tudo já foi consumado na cruz e ao tomarmos posse do que nos foi entregue, nada, nada nos abalará!!!
    Temos o que buscamos, somos Cristo, quando fazemos o que Ele fez, negar a si mesmo, tomar a cruz!
    Se olhar para si mesmo, “eu”, deixará de viver o Corpo de Cristo, esse sim, é para o qual todas as coisas estão voltadas, projetadas. Vivemos o tempo do fim!
    A pandemia nada mais é do que a chave que esta abrindo a porta para manifestação do anticristo.
    Devemos nos voltar para o que é eterno, pensar nas coisas que são lá cima e nos entregarmos cada vez mais a esse proposito, pois ele sim é eterno, nos preocupar com o que acontece na terra é sermos como o junco no pântano, não tem firmeza, tudo o que acontece o joga de um lado para o outro.
    Sejamos firmes e sendo o que Deus nos orientou para sermos. Levarmos a Sua palavra, pois nada findará sem que toda, toda ela se cumpra.

    Curtir

E você, o que poderia acrescentar sobre este assunto?