Deus não vê como vê o homem

Essa foi a descoberta do profeta/sacerdote/juiz Samuel, registrada no livro que ele escreveu, no Velho testamento. Ele foi levado por Deus à casa de um homem de Belém de Judá, em Israel, chamado Jessé. Dentre os filhos de Jessé o Senhor havia escolhido um para reinar sobre o toda a nação.

Lá chegando, Samuel se depara com o primogênito da família, um homem alto, guerreiro, com todos os supostos requisitos que havia no imaginário do povo acerca de um rei. Impressionado – e iludido – com isso, o profeta ouve a voz de Deus falar ao seu coração, demolindo suas ilusões:

“Não atentes para a sua aparência, nem para a altura da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.” 1 Samuel 16:7

Voltando a nossa atenção agora para os dias atuais, acredito que o Senhor esteja usando a situação de isolamento social que agora vivemos, que fechou nossos templos, para tirar alguns dos nossos principais argumentos religiosos: as coisas que fazemos à vista dos demais, na nossa rotina religiosa. E agora? Agora ficamos só nós e o Senhor. Nossa aparência – inclusive o que era SÓ aparência – religiosa está impedida de se mostrar e restou apenas aquilo que realmente conta: nosso coração, que só Deus conhece.

“Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração”. Isso nunca foi apenas figura de linguagem. Desde o princípio, era exatamente o que Deus esperava de nós.

Davi – o filho de Jessé a quem Deus escolheu no dia da visita de Samuel – escreveu assim:

“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração” (Salmo 139:23a)

Pense nisso e assista ao clip abaixo, de uma música que trata desse assunto. E que o Senhor nos molde para que venha a se agradar de nós.

11 comentários sobre “Deus não vê como vê o homem

  1. Eclesiastes 3: 1, 5(parte 2), 11 e 14
    Tudo tem seu tempo determinado, e já tempo para todo propósito debaixo do céu:
    Tempo de abraçar e tempo de afasta-se de abraçar;
    Tudo fez formoso em seu tempo;
    Ei sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar e nada se deve tirar. E isto faz Deus para que haja temor diante dele.

    Curtir

  2. Muito bom, precisamos nos atentar para o coração.
    Temos o senhor Jesus como exemplo (IS 53:02) não tinha aparência, era como raiz de terra seca.
    Raiz aquilo que não se vê, mas é que mantem uma árvore segura, que nutri toda a estrutura de uma árvore.
    A aparência aquilo que atrai aos valores desta vida, tem principio e fim é temporal e passageiro com o tempo as aparêcias mudam e se acabam,mais aquilo que é gerado no coração permanece eternamente essa é a verdadeira essência do evangelho do servo do senhor, o coração é o templo do ES, dele procede a fonte da vida.
    Não é rosto esculpido que Deus quer ver, mas um coração alegre, disposto a obedecer.
    Somos amados do senhor, pelo que somos e não pelo que parecemos.
    O que está diante dos olhos é aparência, temporal = Bios
    Oque está no coração é a essência é eterno = Zoe.
    Espero que tenha contribuido.
    Abraços.

    Curtir

    • Deus conhece nosso ❤ e a palavra nos garante gue vomos escolhidos deste ventre materno Deus escolheu Davi porgue iria fazer tudo aguilo gue ele tinha pra sua vida e Davi era tao grato ao senhor gue dizia sou pobre e necessitado mais o senhor cuida de mim neste momento gue estamos passando pelas provas o senhor tem cuidado de nos *se o senhor fosse olhar pra nossas falhas e pro nossos pecados ele nao daria sua vida na cruz do calvario por isto devemos ter a gratidao por este sacrificio por isto guando as pessoas nos ve as comentan uns com os outros eguele e aguele homem ou aguela mulher gue as vezes diante da sociedade nao tinha valor mais Deus nao ve como homem ve. E hoje estamos rumo a nova jerusalem. Maranata

      Curtir

  3. É exatamente isso. Antes dessa situação atual, nós íamos para a Igreja e às vezes cansados, esperando que um profeta ou um hino ou até mesmo a pregação da Palavra pudesse consolar o coração aflito; hj isso não acontece mais. Deus está “exigindo” de nós uma santificação individual, buscada apenas por vc, sem o “ajuda” de ninguém (só eu e o Senhor).
    Isso é notável. Temos que aproveitar este tempo

    Curtir

  4. Deus conhece nosso ❤ e a Palavra nos garante que fomos escolhidos desde o ventre materno. Deus escolheu Davi porque iria fazer tudo aquilo que ele tinha pra sua vida e Davi era tão grato ao Senhor que dizia: sou pobre e necessitado mas o Senhor cuida de mim. Neste momento que estamos passando pelas provas o Senhor tem cuidado de nós e se o Senhor fosse olhar pra nossas falhas e pros nossos pecados, Ele não daria sua vida na cruz do calvário por isto devemos ter a gratidão por este sacrifício. Por isto guando as pessoas nos veem elas comentam uns com os outros: aquele e aquele homem ou aquela mulher que as vezes diante da sociedade não tinha valor mas Deus não vê como homem vê. E hoje estamos rumo a nova Jerusalém. Maranata

    Curtir

  5. A palavra de Deus ela relata;esamine o homem a si mesmo,e neste momento de distanciamento nós temos que fazer este alto exame,eu sinto muita falta,das madrugadas,cultos,mas acompanho a madrugada,estou em contante oração,porque não quero me distanciar do senhor,examine o homem a si mesmo,nós precisamos do senhor,se fosse o senhor que estivesse aí nosso lado.
    E o senhor está examinando a muitos corações,e que o senhor possa está vendo o coração de cada um,pois só ele e que pode ver e detectar a nossa necessidade.
    Amem

    Curtir

  6. Impressionante, notar q se escreveu mais na bíblia sobre Davi do que Abraão, jose…
    Esse pequeno q estava no campo e se não fora a profecia nunca teria se assentado a mesa com sua familia para receber o profeta.
    O momento de isolamento, é momento de estar a mesa com a profecia e com a familia.

    Reparem que em ver diferente de nós, Deus também se revela de forma que confunde nossa razão, nossa sabedoria.
    Aprendemos aqui q não podemos julgar dons por regras humanas.
    Deus fala ao profeta, vamos colocar como uma revelação, vai a casa de Jessé, mas não diz quem vai ser o rei.
    Se Não estivesse sensível ao Espírito, o profeta podia pensar… isso é da minha cabeça é dom incompleto.
    Mas sensível e cheio Do Espírito ele vai.
    E aqui nos lembramos de outra coisa, os dons se completam no corpo, se cumprem no corpo, não da nossa vontade ou de forma isolada.
    Deus só completou ou cumpriu o “dom” quando todos estavam ali.

    Deus poderia ter mandado Samuel ao campo onde estava Davi, mas O Deus todo Poderoso, tinha lições pra nós neste tempo, neste dia.

    A familia só está completa quando o ungido, o Rei está em nossa mesa, em nosso meio.
    A Profecia Traz o Rei pra dentro de nosso lar, ela revela o rei e o traz a nossa mesa.
    Ela deixa claro que o Rei eleito e ungido de Deus, não foi lembrado e não tem sido lembrado.

    Muitos até o veem como pastor de ovelhas mas não o colocam em suas mesas em seus convívios, o rejeitam e não o colocam como pastores de suas vidas.

    Mas Deus deixa claro que nosso Rei, nosso Pastor aquele que tem que ser o assunto da família, que deve ser parte da família… seria rejeitado e não teria lugar em muitos lares. Ouvimos em Isaías:- quem deu crédito a nossa pregação… era como raiz de terra seca…

    Hoje a profecia aponta este rei que precisa ser ungido em sua casa, o Rei que veio humilde, q não se levantou contra o império romano que não tinha aparência, mas que dentro DELE HABITAVA TODA A PLENITUDE DE DEUS!!!!!!

    Apredemos maravilhosamente bem que Deus nao vê da forma que vemos, e não se revela da forma que pintamos, mas o desejo Dele é que o REI DA GLÓRIA esteja em sua mesa, em sua família em seu coração.

    Curtir

E você, o que poderia acrescentar sobre este assunto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s