Âncora da alma

ancora

“(esperança proposta) a qual temos como âncora da alma, segura e firme, que penetra até ao interior do véu.”
Hebreus 6:19

A âncora é um instrumento que tem um objetivo muito específico: atracar o barco, estabelecer seu lugar. Caso contrário ele fica à deriva, ao sabor das águas inconstantes. Uma vez lançada, em efetivo serviço, está atada ao navio por uma corda ou corrente e, lançada à profundeza, fica então invisível para quem está à superfície das águas.

Assim sendo, quando visível, a âncora dá sinal de que o barco está, na verdade, solto. Do mesmo modo, a alma, que enfrenta o mar desta vida, não pode ficar ao sabor dos ventos e das ondas. Ainda que estes a empurrem para um e outro lado, precisa estar ancorada, firme, para não ser levada e se perder longe de um porto seguro.

Hebreus é o livro que nos apresenta a fé em detalhes e diz que ela é a certeza do que se espera, o firme fundamento da esperança que nos foi proposta. Assim, a fé não é um enfeite para o barco da alma, mas algo que, apesar de invisível, mostra seus resultados de maneira prática. diz o texto que ela “penetra até ao interior do véu”, isto é, a ETERNIDADE. Portanto, a fé é o nosso vínculo com o Eterno e, por isso, por atingir o invisível, não poderia ser algo exterior, aparente.

Posso não ver a fé que há em você, caro leitor, mas ela – se estiver em ação – lhe dará uma firmeza, uma estabilidade inconfundíveis. Ainda que estejamos todos juntos numa congregação, isso nada provará daquilo que é invisível. Estar presente num templo nos faz tão crentes quanto estar numa garagem faz de nós um carro.

Entendemos assim que as manifestações meramente exteriores da fé nada mais são que apenas decoração, como uma âncora pendurada na parede do barco. Uma vez lançada a fé rumo à Eternidade, mostrará sua eficácia quanto mais fortes os ventos que se levantarem contra o pequeno barco da sua alma. As ondas? São um teste para ela. Não está firme em razões ou recursos humanos, mas na Rocha Eterna, invisível e perene no Reino Celestial.

Lance a sua fé na pessoa maravilhosa de Jesus. Além de manter firme seu barco, é só Ele quem pode, inclusive, aquietar as ondas e fazer cessar os ventos. Creia nisso.

14 comentários sobre “Âncora da alma

  1. Grande contribuição, Josh. Que revelação maravilhosa!

    Meu irmão, já parou pra meditar que o lugar de melhor “proveito” de uma Âncora é quando fixado em uma Rocha? Sobrevive a todo e qualquer temporal.
    Sendo assim nossa fé está firmada na morte (o cravar da Âncora) e na ressurreição (partida quando for Novo Dia) do Senhor Jesus.

    Curtir

  2. A corda ou a corrente e a oração, não existe fé sem oração,quanto mais oração mais fé,a corda ou a corrente ela não é ligada sem uma utilidade,a corrente ou corda elas ficam dentro da água,as vezes muitos perguntam porque o barco não afundou,mas não sabem que a nossa oração mantém a fé no eterno.isso é a intimidade do fiel.

    Curtir

  3. “penetra até ao interior do véu”: a fé se estabelece no sangue. Gera vida no interior do Corpo e somente se efetiva nele.
    A Comunhão no Corpo, segura e firme, guarda a nossa fé.

    Curtir

  4. Fé uma palavra tâo pequena, mas que tem uma grande força e mantém uma embarcação segura, para não ficar a deriva no mar desta vida. A âncora da alma , (a fé), dá segurança para aqueles que aguardam a saida para um porto seguro, a eternidade.

    Curtir

E você, o que poderia acrescentar sobre este assunto?