A influência grega ainda era muito forte nos tempos de Jesus e a filosofia havia colocado em questão o sentido da vida e da existência. Questionava-se sobre um tudo, em busca das melhores respostas, que logo ficavam obsoletas, antiquadas, a cada novo filósofo que se apresentava.
Nesse ambiente cultural vem o Senhor Jesus trazendo, Ele sim, todas as respostas ansiadas pelo coração sedento da humanidade. A diferença, porém, é que essas respostas não passavam exclusivamente pela razão humana, porém atingiam em cheio a sede da alma, do coração. Por isso era difícil – impossível mesmo – compreender o que o Senhor ensinava valendo-se somente da razão, tão em voga na época.
Por diversas vezes vemos a pregação do Senhor ser mal interpretada pelos seus contemporâneos, como aconteceu no dia da multiplicação dos pães, por exemplo. Paulo iria mais tarde escrever que o evangelho é loucura para os que se perdem, e que aprouve a Deus salvar os homens através da loucura da pregação.
Diz o evangelista Mateus acerca de Pilatos:
“E, estando ele assentado no tribunal, sua mulher mandou-lhe dizer: Não entres na questão desse justo, porque num sonho muito sofri por causa dele.” Mateus 27:19
Pilatos estava prestes a tomar uma importante decisão a respeito de Jesus, sem perceber que estava, na verdade, decidindo acerca de seu próprio futuro. A situação se reflete na história de toda a humanidade – decidir acerca de Jesus é decidir, em última instância, acerca de si mesmo. Nunca é uma decisão fácil ou simples, como poderia parecer.
Mas a esposa dele, ao chegar ao seu ouvido com um conselho, pode representar pra nós a figura da IGREJA, em seu papel de aconselhar o homem, baseada naquilo que lhe foi dado de modo sobrenatural. Não há como duvidar de que o sonho lhe foi dado por Deus, para revelar aquilo que a razão não conseguia compreender. A mulher – cujo nome nos é desconhecido – é figura de uma igreja que só alcança esse segredo pela misteriosa influência do Espírito Santo.
Tivesse Pilatos dado ouvidos a ela e teria sua história mudada, de vilão em herói, de vergonha em honra, a partir daquele dia.
Como parte da Igreja, uso este humilde site pra dizer também a você, leitor: pense bem antes de decidir sobre Jesus. Seu futuro – nesta e na outra vida – depende diretamente disso.
Se Pilatos tivesse soltado Jesus, sua história seria outra, mas o povo escolheu Barrabás
A i(mulher de Pilatos) Igreja até orienta , suplica, informa, evangeliza,mas se o homem “lava suas mãos” o sussurro ou gemido inexprimível do Espírito Santo servirá somente para aqueles que tiverem uma experiência pessoal(o sonho)
Os sinais estão aí, o brado está dado,os atalaias anunciam
Quem tem ouvidos ouça…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito bem colocado, Luiza, obrigado por compartilhar
CurtirCurtido por 1 pessoa
*Não te Condeno, vai em Paz*… Essa poderia ter sido a resposta dele diante do SONHO. Mas, ECOLHEU a Morte.
Certas ESCOLHAS, não dão mais o Direito à VIDA.
Um abraço na Paz do Senhor Jesus.
CurtirCurtido por 1 pessoa
“Muito sofri por causa dele”. Além de tudo que já foi muito bem colocado, essa expressão também me chamou à tenção. Sendo a mulher a figura da igreja, a expressão é profética, pois, a igreja fiel também muito sofreu por causa Dele. Basta lembrar das arenas, das fogueiras e das cruzes, além de toda perseguição que a igreja tem experimentado desde o seu início até os dias atuais.
CurtirCurtido por 3 pessoas
Posso editar o texto e acrescentar sua colocação, meu nobre? Muito bom mesmo!
CurtirCurtir
Desculpe o tempo, mas hoje me lembrei desse comentário. Com certeza meu querido companheiro.
CurtirCurtir
Naquele momento a mulher usa da autonomia dada por Deus até porque naquela época a mulher não tinha nenhuma ousadia para falar,mas o Espirito Santo à incomodou dando a ele uma oportunidade de salvação! Assim a igreja com ousadia tem levado a palavra de salvação a todo tempo.”quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz as igrejas” ap.03-6
CurtirCurtido por 1 pessoa
O homem não pode mudar o projeto de Deus, Jesus veio cumprir o projeto, não veio ser herói, ele veio ser o nosso salvador.
O sonho é um dom espiritual que a igreja faz uso, é um dom de Deus que orienta o homem.
“Mandou dizer”: é o Espírito santo falando ao coração do homem.
CurtirCurtir
Verdade, Amarildo, as pessoas que estão debaixo da direção do Senhor são usadas para que outros possam compreender qual seja a vontade de Deus para suas vidas. Obrigado pela visita e pelo comentário, volte sempre.
CurtirCurtir