Ciência e Fé – a Torre de Babel

O debate entre Ciência e Fé parece não ter fim. Cada qual com seus defensores procura argumentos que, enfim, possam convencer a ambos os lados de que está alinhado com a verdade das coisas.

A história bíblica da construção da Torre de Babel nos ajuda a compreender, no entanto, o papel destinado a cada um, Ciência e Fé. Vejamos:

babel

O uso de tijolos e betume era uma tecnologia já dominada pelos habitantes daquela região, que fica onde hoje é o Iraque. Por certo já havia sido utilizada na construção de casas, pontes, praças e em diversas outras aplicações da vida cotidiana.

A história registrada nas Escrituras (que você pode conferir clicando aqui, vai abrir outra aba do navegador) nos conta que o mero uso da tecnologia não foi o que desagradou o Todo-Poderoso. O problema começou quando eles acharam que poderiam transcender – isto é, deixar esta vida terrena e alcançar o divino, o eterno – usando aquela tecnologia. Deus, sabendo que isso era impossível pois transpunha limites que Ele mesmo estabeleceu, confundiu a língua deles, de sorte que não se entendiam mais.

A tecnologia, em si, não é pecado. A razão em si não é pecado, bem como o que deriva dela, filosofias e todas as outras ramificações da ciência. São recursos que temos para a construção desta vida aqui, para nossa existência terrena. Mas lembre-se: Jesus disse que não ficará pedra sobre pedra que não seja derribada um dia (leia mais sobre isso clicando aqui)

Só existe uma “construção” que, da Terra toca nos Céus: É a Igreja Fiel, um edifício vivo, a Obra que o Espírito Santo está realizando no nosso meio, na vida de homens e mulheres. Queremos, sim, chegar ao céu, mas passando pelo único e vivo caminho, aberto pelo sacrifício perfeito do Cordeiro de Deus.

Quem rejeita o sangue de Jesus, este novo e vivo caminho que Ele nos consagrou, está tentando por outros meios (ainda que aparentemente piedosos) alcançar a Eternidade e estará fadado à confusão como nos dias de Babel.

Portanto, vamos lembrar do conselho de Pedro, na sua segunda carta, no capítulo 3:18:

Antes crescei na graça (através da Fé) e conhecimento (através da Ciência).

Portanto, cresçamos!

Na Ciência – leia, estude, pesquise, investigue, aplique, construa, reforme, compre e venda, seja uma pessoa melhor, um profissional melhor, um cidadão melhor.

Na Fé – Ore, leia e estude a Bíblia, congregue, ajude, abrace, conforte, ensine, torne a orar e jejue também, além de muitas outras coisas que fortalecem a fé verdadeira, que vem do alto e nos levará de volta com ela, pois por meio dela seremos salvos.



Se este texto ajudou você a compreender melhor o assunto, ajude a divulgar, repasse para seus amigos, isso pode ser uma bênção para eles também.

16 comentários sobre “Ciência e Fé – a Torre de Babel

  1. (1 Timóteo 2:3-5)
    “Porque isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem(…)”

    A falta do conhecimento dos propósitos de Deus levou (e ainda leva) o homem a aventuras inúteis e desastrosas; Deus não quer espalhar, mas salvar. O uso de qualquer outro mecanismo para se chegar a Deus que não seja através de Jesus é uma ilustração clara deste desconhecimento que por sinal só se adquire pela graça.

    Curtir

  2. Eles desejavam com o visível, alcançar o invisível. O resultado é o que temos hoje, cada um com o seu ponto de vista, querendo falar (línguas diferentes), com Deus.
    Mas, quando nos reunimos em nome de Jesus, o único nome a quem Deus responde, o resultado é a Obra realizada, véu rasgado, de cima para baixo. Uma única voz que fala com a alma.

    Curtir

    • Por isso o Espírito Santo unificou as línguas no Pentecostes, para a edificação dessa casa, cujo fundamento é celestial e não terreno! Obrigado por comentar, companheiro!

      Curtir

  3. Interessante que o homem sempre tentou usar a tecnologia pra transcender.
    Hoje procuram portais dimensionais, novos mundos pra habitar, etc…
    Mas Deus em seu infinito amor ja preparou uma dimensão onde o conhecimento do homem não o pode levar, pois tem preparado uma eternidade, sem tempo que consome, sem energia que se acaba, mas que só se alcança através da fé.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Deus jogou por terra toda a ação humana, onde o homem pensava subir até onde Ele está. Mas Seu plano, seria vir onde estamos.
    Por isso ele pisou nosso chão descendo as partes mais baixas p q c Ele, hj, pudéssemos nos assentar nas regiões celestiais. Deu nos novas línguas q nos edifica. E assim alcançamos uma doce comunhão.
    Somos betumados pelo seu sangue.
    Enquanto isso, todo babelismo continua em queda ainda hj qdo alguns ainda vendem e compram terrenos no céu usando a ciência multiplicada pelas suas mentes corrompidas.
    Mas nós…Nele!! Nos enchemos do conhecimento da sua glória, q enche toda a terra!!

    Curtir

E você, o que poderia acrescentar sobre este assunto?