Apesar de mim

montes e valesA persistência de Deus em querer que eu vá para o céu é um exemplo pra todos nós. Ele que nos ensinou a não desistir mas insistir, Ele mesmo continua insistindo em me abençoar, em me corrigir, em me animar pra que eu não volte atrás, não desista dEle, apesar de ficar grandemente tentado a desistir de mim mesmo.

Se olho pra mim, consigo apenas imitar o publicano da parábola do Senhor Jesus, que não ousava olhar pra cima mas batia no peito enquanto confessava: “tem misericórdia de mim, pecador”.

Esta é mesmo uma terra de montes e de vales. Há dias que parece que estamos no auge, tudo fica claro diante de nós, arejado, enxergamos ao longe, nossa voz é imediatamente ouvida à distância. Em outros parece que estamos lá, bem no fundo, tudo é mais difícil, abafado, confuso, parece que nem mesmo nossas orações são ouvidas.

Claro que não estamos falando de altos e baixos na fidelidade, no zelo, no temor de Deus e na esperança da Salvação. Falamos das diversas variações das circunstâncias externas e internas da nossa caminhada.

Mas o nosso conforto está nisso aqui:

Mas a terra que passais a possuir é terra de montes e de vales; da chuva dos céus beberá as águas; Terra de que o Senhor teu Deus tem cuidado; os olhos do Senhor teu Deus estão sobre ela continuamente, desde o princípio até ao fim do ano.

Deuteronômio 11:11, 12

10 comentários sobre “Apesar de mim

  1. “Porque a terra que entras a possuir não é como a terra do Egito, donde saíste, em que semeavas a tua semente e a regavas com o teu pé, como a uma horta. Mas a terra que passais a possuir é terra de montes e de vales; da chuva dos céus beberá as águas; terra de que o Senhor, teu Deus, tem cuidado; os olhos do Senhor, teu Deus, estão sobre ela continuamente, desde o princípio até ao fim do ano.”
    Deuteronômio 11:10-12
    No Egito, praticamente nunca chove. Já, o povo do Senhor bebe da chuva dos céus e conta com as bênçãos do Senhor. O Egito depende do Rio Nilo para cultivar sua horta. O Egito simboliza o mundo que se ocupa com as coisas terrenas. A horta fala da temporalidade das ocupações dos que não têm a salvação. Já o israelita cultiva a oliveira, a figueira e a videira, árvores de longa duração, falando da eternidade.

    Curtir

  2. A nova Aliança marca o esforço de Deus para a salvação do homem em dar seu Filho para salvar um povo sem merecimento algum.
    Daí lutamos contra nós mesmo e contra o tempo q nos limita, q passou limitar o homem quando pecou.
    A solução passa por olhar pela fé a promessa que rasga o temporal e nos leva ao atemporal.
    Quem assim faz, já sente o odor desta terra que nos foi prometida. E é olhando pra ela, que temos passado os montes e os vales desta vida, q é um conto ligeiro, indo pra nosso porto seguro.

    Curtir

  3. O que dizer meu amigo dessa verdade?
    Não consigo entender que misericórdia é essa que me alcançou, que insiste comigo, apesar de falhas que, por muito menos, já julguei outros.
    E Ele persiste, sustentando os outros e eu.
    Graças a Deus pelo louvor: “Que amor é esse?”

    Curtir

  4. A palavra nos da o alento que precisamos, quando estou no vale lembro “Elevo os meus olhos para os montes, de onde virá o meu socorro?” quando estou no monte também lembro: “Aquele que está de pé olhe para que não caia”. saudações meu amigo, abraço.

    Curtir

  5. Pois os q são Guiados pelo Espírito de Deus, são filhos de Deus. Rm 8:14
    E assim somos o q Ele diz q somos. Por isso, Ele insiste p nos encaminhar p onde Ele está, nos tirando do baixo e nos levando p o alto.
    Contudo sei padecer necessidade como a ter fartura. Nem tão pouco volto a ter sede.
    Posso todas as coisas, Nele!!
    Q me fortalece e n há mudança nem sombra de variaçao.

    Curtir

    • Ao mesmo tempo que nossas fraquezas nos humilham, elas nos tornam o troféu, a recompensa do perseverante trabalho do Senhor em nossas vidas. Obrigado por participar, não se preocupe, já corrigi a postagem dupla.

      Curtir

E você, o que poderia acrescentar sobre este assunto?