Mestre, olha que pedras, e que edifícios!

black brick wall background texture

Formado quase somente de homens simples, trabalhadores braçais que pouco conheciam da capital, o colégio apostólico – os doze homens que o Senhor Jesus escolheu cuidadosamente para acompanhá-lo – estava impressionado pelos edifícios gigantescos feitos de pedras lavradas, que compunham o templo em Jerusalém. É fácil imaginar seus rostos cheios de entusiasmo e admiração diante daquelas construções magníficas. “Olha!”, diziam eles.

Porém Jesus não se impressiona facilmente, pois conhecia a história daquela famosa casa, do fim ao começo e sabia muito bem que ela não era perpétua como parecia ser aos enganáveis olhos humanos. Os olhos do Senhor estão sobre os que O temem – assim diz o Salmo 33.

Jesus lhes antecipa que daquele edifício não restaria pedra sobre pedra que não fosse derribada. Assim hoje, pra nós, faz sentido o salmo 127 que diz: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam” – toda construção sem Deus será derribada, não ficará pedra sobre pedra.

No verso 33 do mesmo capítulo 13, vemos que agora é a vez de Jesus dizer aos discípulos: Olha! Ele estava apontando os olhares dos seus amigos para outro ponto, outro foco, o edifício eterno!

Vigiai e orai – é assim que é edificada a Igreja Fiel, o edifício vivo, feito de pedras vivas, uma construção que – ao contrário daquela – há de permanecer para todo sempre. Vigiemos, pois, e oremos, meus amados irmãos. Coloquemos os nossos olhos naquilo que é eterno, sem nos iludirmos com os grandes edifícios feitos por mãos humanas.

20 comentários sobre “Mestre, olha que pedras, e que edifícios!

  1. Muito bom!

    Me fez lembrar da menção do Livro de Hebreus à fé de Moisés:

    Hebreus 11: 27. “Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível.”

    A fé fez com que Moisés percebesse que o Egito, assim como qualquer edifício humano, acabaria em algum momento, ao contrário do destino que Deus lhe propunha: o (hoje) invisível e eterno Lar de Deus.

    Curtido por 1 pessoa

    • A Palavra de Deus revelada é a lente que desvela aos nossos olhos o eterno e invisível, nos permite ver “distintamente e ao longe” como viu o ex-cego de Betsaida!

      Curtir

  2. Nos faz lembrar também do texto Mc.8:36. “De que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder sua alma?” Faz nos refletir ao lutar pelos nossos ideais nessa vida, pois do que vale lutar por famas e bens e isso afastar nossa vida da presença do Senhor, colocando em risco nosso tesouro eterno?! Maranata Jesus Vem !🙌

    Curtir

  3. Se não formos implodido pelo poder (Dynamus)
    da palavra de Deus, se n for jogado a baixo, todo ser endurecido, todo ferro, todo coração de pedra, p sermos regenerados, reconstruídos pelo Esp Sto, difícilmente poderemos ser nova criaturas vivendo c Ele, em novidade de vida.
    Pq Nele!!… Em sinceridade e q somos nascido denovo!!

    Curtir

  4. Pingback: Ciência e Fé – a Torre de Babel | Doquestacheiocoração

  5. Pingback: Enchendo o Coração com a Palavra – Marcos capítulo 13 | Doquestacheiocoração

  6. Pingback: Enchendo o Coração com a Palavra – João capítulo 13 | Doquestacheiocoração

  7. Pingback: Enchendo o Coração com a Palavra – João capítulo 14 | Doquestacheiocoração

  8. Pingback: Enchendo o Coração com a Palavra – João capítulo 15 | Doquestacheiocoração

  9. Pingback: Enchendo o Coração com a Palavra – João capítulo 16 | Doquestacheiocoração

  10. Pingback: Enchendo o Coração com a Palavra – João capítulo 17 | Doquestacheiocoração

  11. Pingback: Enchendo o Coração com a Palavra – João capítulo 18 | Doquestacheiocoração

  12. Pingback: Enchendo o Coração com a Palavra – João capítulo 19 | Doquestacheiocoração

  13. Pingback: Enchendo o Coração com a Palavra – João capítulo 20 | Doquestacheiocoração

  14. Pingback: Enchendo o Coração com a Palavra – João capítulo 21 | Doquestacheiocoração

E você, o que poderia acrescentar sobre este assunto?