Despenseiros: Guardadores dos segredos

Ao escrever aos coríntios, Paulo diz que os homens devem nos considerar despenseiros dos mistérios de Deus (I Coríntios 4:1 – clique para ler em outra página do navegador). Despenseiro é o responsável pela despensa, pelo depósito de mantimentos. Jesus usa figura semelhante quando fala do servo bom e fiel:

E disse o Senhor: Qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor pôs sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração? 

Lucas 12:42

Repartir com fidelidade e responsabilidade o que nos foi confiado é certamente algo que agrada muito a Deus. Os que assim o fazem alcançam grande confiança e o Senhor já não lhes chama de servos, mas de amigos. Os amigos sabem o que faz o seu Senhor.

Os serventes das bodas de Caná sabiam o segredo do vinho. Os despenseiros do tempo de Daniel sabiam o segredo dos legumes e da água. Os discípulos de Jesus sabiam o segredo do pão e do peixe que distribuíam.

E você, despenseiro, conhece os mistérios de Deus? E as pessoas ao seu redor, sabem que você tem as chaves da despensa celestial e podem recorrer a você para conhecer e receber o que vem de Deus? Pense nisso.

9 comentários sobre “Despenseiros: Guardadores dos segredos

  1. Este texto me transporta até à história de Abigail, (I Samuel 25:18) uma mulher que sabia o segredo de ter em sua despensa o suficiente para a sua família e para outros que a procurassem.
    Apesar de Nabal ser o “chefe da casa”, no momento da adversidade (o juízo do rei Davi), seus empregados não recorreram a Nabal, mas a Abigail.
    Ela tinha acesso a despensa, ela sabia resolver, e foi o que aconteceu.
    Despensa cheia é fundamental, tanto em tempos de paz quanto em tempos de adversidade.

    Curtir

  2. Que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros…..
    A Palavra ministros, neste texto, no original grego é Huperetes, que era dado este nome aos remadores das galés, ou seja, ficavam ocultos e fazendo todo o trabalho, como os mesmo despenseiros…

    Curtir

  3. As ovelhas precisam ver é que somos “huperetes” e que cuidamos bem da despensa de Deus. O que servimos não é nosso mas o que Deus tem em sua despensa. Não é a Igreja que decide oque vai ser servido (o que vai ouvir), é Deus quem decide o que servir (o que pregar) e dos despenseiros? O que se espera? Fidelidade.

    Curtir

  4. Que revelação deliciosa!
    Como os sacerdotes cuidavam do templo e sabiam os segredos do tabernáculo, hoje temos conhecimento de toda operação de Deus através do Espírito Santo.
    Conhecer o depósito é também se alimentar, viver e desfrutar de tudo que Deus nos dá.
    As experiências firmam a fé do crente nessa caminhada e o bom depósito (Salvação) preenche o vazio do coração do homem.

    Deus o abençoe!!

    Curtir

E você, o que poderia acrescentar sobre este assunto?