Ao vencedor, o fruto da árvore da vida

arvore da vidaA Bíblia é anterior à visão politicamente correta e sobreviverá a ela também, por toda a Eternidade. Essa visão “modernista” critica toda disputa acreditando que os incompetentes também merecem o prêmio e que instigar a competição provocará frustrações e angústias, etc. e tal… Os efeitos nefastos dessa mentalidade já podem ser percebidos nos resultados da educação brasileira, cujos professores tem como palavra de ordem “não reprovar”.

Mas como ia dizendo, a Bíblia não segue essa linha, apesar de mostrar a misericórdia de Deus para com todos que se achegam a Ele, afinal “somos mais do que vencedores por aquele que nos amou (Cristo)”. Assim, a Palavra de Deus é um incentivo para o homem lutar, combater o bom combate, nas palavras do apóstolo Paulo.

Em Apocalipse 2:7, falando à igreja de Éfeso, Jesus diz que ao vencedor está reservada uma porção muito especial: o fruto da árvore da vida. Essa árvore é tão real quanto uma goiabeira ou jaboticabeira. Porém Deus a escondeu, temporariamente, para que o homem não perpetuasse sua condição de caído, de perdedor.

Sim, o homem natural é um perdedor. Ainda que se destaque profissionalmente ou em suas capacidades artísticas ou ainda se torne muito rico e famoso. Ele perde a maior batalha, a mais importante. A batalha diária contra a sua carne – usando a expressão bíblica. Sua inclinação natural é para o pecado, para a rebeldia contra Deus e Seu projeto. Mas a inclinação do espírito, renascido pela operação vivificadora do Espírito de Deus, é vida e paz, com Deus e com o próximo.

Deste modo entendemos que Deus não abrirá novamente o acesso à árvore da vida ao homem perdedor, para que ele não se torne eternamente perdedor, fará isso aos vencedores, aos que subjugarem sua natureza carnal, reduzindo-a à servidão de Cristo, o cabeça de todas as coisas. Esses vitoriosos, sim, descobrirão o sabor dessa fruta maravilhosa e desfrutarão dela para sempre.

Diante disso, pergunto: é você um vencedor? Então, bom apetite…

 

10 comentários sobre “Ao vencedor, o fruto da árvore da vida

  1. Glória a Deus! Vencedores em Cristo mesmo! Quem guardava a árvore eram os querubins. Quando foi feita a Arca da Aliança, os querubins colocados sobre ela olhavam para o propiciatório, isto é, para o lugar sobre o qual era lançado o sangue do sacrifício. Isso nos mostra que temos acesso à árvore pelo sangue de Jesus!

    Curtir

  2. “Seguir após mim”, é seguir o caminho para a árvore da vida, que batalha é essa, negar-se a si mesmo…. “o que tem domínio próprio é maior do que o que conquista uma cidade”…isto sim é uma batalha.

    Mas, o que significa: “tome cada dia a sua cruz”? Seria suportar o peso da condição humana que conduz à morte, lutando contra ela, para alcançar a árvore da vida?

    Curtir

    • Verdade, amigo. Afinal, se você não levantar sua cruz e caminhar, ela reterá você ao chão e você será crucificado nela e morrerá. Mas se a levantar, caminhará após ele até o fim. Lá ele levará a cruz e a trocará pela eterna coroa. Aleluia!

      Curtir

E você, o que poderia acrescentar sobre este assunto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s