De fé em fé

Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé.
Romanos 1:17

Paulo estava se gloriando no evangelho de Cristo, para ele fonte de uma maravilhosa descoberta: a justiça de Deus. Um homem criado sob o jugo de uma religião que lhe ensinara a “fazer para viver” descobre que Deus agora nos propõe “viver para fazer” (leia mais sobre isso em Romanos cap. 10)

Mas ele é bastante específico: a justiça de Deus de fé em fé. O que é isso na prática? Bem, o autor da carta aos Hebreus, no capítulo 11, usa a história de Abraão para explicar e aponta quatro momentos em sua vida em que ele, de maneira notável, agiu pela fé: 1) quando saiu de sua terra para ir a uma terra que ainda não sabia onde ficava; 2) quando peregrinou nessa mesma terra; 3) quando recebeu de Deus poder para gerar um filho em sua velhice e 4) quando ofereceu esse mesmo filho no altar do Senhor (Hebreus 11:8-19).

Portanto, a justiça de Deus impulsiona o fiel a cada experiência de fé, isto é, a cada ato, decisão, realização que se pautou pela fé e não pela razão. Não se trata de uma única experiência de fé, mas de uma vida em que a fé é o grande fator de decisão. Imagino o dia a dia dos apóstolos de Jesus ao lado dEle: quantas coisas corriqueiras, banais, que faziam com que o dia deles se parecesse muito com o nosso. Mas havia aqueles momentos especiais em que a razão humana e a lógica eram abolidas pelas atitudes de Jesus, que desafiavam os costumes e o senso comum. Esses momentos, querido leitor, continuam a acontecer na vida dos que andam ao lado dEle, nos quais nos leva, frequentemente, para onde não queremos ir – mas vamos por saber que, se vivermos, Ele estará conosco. Se não, estaremos com Ele. Cada ato de fé da nossa parte é, sim, um verdadeiro passo nesse Caminho feliz.

2 comentários sobre “De fé em fé

  1. A Fé nos leva ao universo de Deus, a eternidade, a Justificação, ao perdão de pecados, mas o maior desafio do servo é levar esta fé pra fora da igreja, no sentido de leva-la pra sua vida secular.
    Em ter a certeza de que o SENHOR confiou, pós dentro dele uma partícula de eternidade, em ter certeza de que cada decisão, cada escolha, tenha q brotar de uma direçao de DEUS e não mais de sua razão, conceitos e etc…

    Curtir

    • Sim, Vagner, o maior desafio da Fé é tomar corpo em forma visível, em obras que João Batista chamou de “frutos dignos de arrependimento”. Obrigado por comentar, volte sempre!

      Curtir

E você, o que poderia acrescentar sobre este assunto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s