A Apresentação de Paulo

No início da carta que escreveu aos Romanos, Paulo diz assim:

Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus.
Romanos 1:1

Portanto é como se ele apresentasse três pontos de vista a seu próprio respeito:

  • Com relação a Cristo ele era seu servo
  • Com relação à Igreja ele era apóstolo
  • Com relação  ao mundo ele havia sido separado (para outro ambiente, que ele chama de evangelho)

Quero me ater em especial neste último ponto – separado para o evangelho.

A palavra IGREJA (do grego εκκλησία [ekklesía] através do latim ecclesia) é uma palavra de origem grega escolhida pelos autores da Septuaginta (a tradução grega da Bíblia Hebraica) para traduzir o termo hebraico q(e)hal Yahveh, usado entre os judeus para designar a assembleia geral do “povo do deserto”, reunida ao apelo de Moisés. Etimologicamente, a palavra grega ekklesia é composta de dois radicais gregos: ek, que significa para fora, e klesia, que significa chamados (Definição dada pela Wikipedia).

Assim poderíamos resumir dizendo que a definição de igreja é “chamados para fora”.

Fomos chamados. Não arrastados. Não obrigados. Não conduzidos coercitivamente. Chamados. Ao atender voluntariamente a este chamado, aceitamos essa condição embutida nela: a SEPARAÇÃO (do mundo e de seus valores).

Paulo parecia não ter qualquer dificuldade de encarar as coisas deste modo, como muitos cristãos hoje tem. Muitos parecem sofrer tanto com a rejeição do mundo ao ponto de deixarem de se alegrar no fato de que fomos aceitos pelo Senhor. Já pensou nisso?

ACEITOS!

Não hesite em se separar do mundo e não se entristeça se o mundo rejeitar você. Achegue-se ao Senhor. Encerro este texto com o conselho de outro apóstolo:

Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Tiago4:8

11 comentários sobre “A Apresentação de Paulo

  1. Nesta apresentação fica nítido que de fato este servo verdadeiramente considerou todas as suas conquistas materiais e intelectuais como esterco. Não ficou no prejuízo, a graça o tornou um servo de Cristo, conferiu a ele a nobreza do ministério e o apartou do mundo para o evangelho de Deus; é muita bênção!

    Curtir

    • Verdade, companheiro. No conjunto de valores da Eternidade, isso é mesmo muita coisa. O mundo jamais compreenderá esse mistério. Mas graças a Deus por ter aberto os olhos dos Seus servos para essa tão grande salvação! Aleluia!

      Curtir

    • Esse apóstolo Paulo… veja só, ele escreveu aos coríntios (2 Cor. 12:15) dizendo assim: “de boa vontade me gastarei e me deixarei gastar” – indicando que essa postura atual de auto-preservação de muitos crentes não acha nenhum respaldo na maneira de viver da igreja primitiva. Mas, o próprio Jesus já previu isso, quando perguntou: haverá fé na terra?
      Abraço e obrigado pela visita e pelo comentário.

      Curtir

  2. Antes da sua conversão se chamava Saulo. Filipenses 3:5
    Diante de Deus – Hebreu de Hebreus da tribo de benjamim
    Diante da sua religião – Fariseu
    Diante do mundo – Perseguidor da igreja.
    Paulo – significa “Pequeno” (servo de Cristo) Paulo deixou de ser senhor da sua vida para ser servo de Cristo.
    Foi separado para o “evangelho de Deus” – Como servo temos uma função definida que é servir no evangelho e realizar esta grande obra.
    que o Senhor abençoe a todos.

    Curtir

    • Sim, Paulo tornou-se uma referência importante para todos nós. Que o Senhor continue realizando em nós essa grande Obra, nos fazendo também boas referências diante dos que vem depois de nós. Grande abraço, amigo.

      Curtir

  3. “Servo” de Jesus Cristo, ou seja, “salvo” por Jesus Cristo… A etimologia da palavra latina “servus” deriva do verbo servare que expressava a prática de SALVAR a vida dos prisioneiros de guerra (em vez de matà-los) para usá-los como escravos segundo o jurista romano Florentino.

    Curtir

E você, o que poderia acrescentar sobre este assunto?