Em Atos 3:19 lemos:
“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor”
Segundo o apóstolo Pedro, que pregava a muitos dos que presenciaram, anteriormente, a crucificação do Salvador, duas medidas deviam ser tomadas por todos os ouvintes:
1 – O arrependimento
Segundo a definição do dicionário de Aurélio, arrepender é “Lamentar ou ter pena por alguma coisa feita ou dita ou não feita ou não dita”. Alguém certa vez definiu que se arrepender é se sentir como se, estando outra vez na mesma situação, não tornasse a fazer (ou a deixar de fazer) o que fez.
2 – A conversão
Converter é fazer uma mudança de direção. No nosso caso, é deixar de ir na direção da perdição, a Eternidade sem Deus, e caminhar rumo à Eternidade com Deus.
Pedro afirma que essas duas condições são necessárias para que venham “os tempos de refrigério pela presença do Senhor”. É a presença do Senhor que traz o refrigério.
Muito bem, mas como conciliar isso com a afirmação de Jesus de que teríamos neste mundo aflições?
É bem simples. Não somos aflitos o tempo todo. Nem temos refrigério em todo o tempo. Cada aflição cumpre seu propósito (afinal, até elas colaboram para o bem dos que amam a Deus). E é seguida por um tempo de refrigério.
Tudo isso vai se suceder até que, conforme Pedro diz, no verso 21, cheguem os tempos da restauração de tudo. Maranata!
Arrepender-se e converter-se é a nossa parte no projeto, que é o mais fácil, agora apagar os pecados, somente através do sacrifício de Jesus. Tempos de refrigério é o resultado da operação do Espírito Santo na nossa vida. Um abraço e que o Senhor continue nos abençoando.
CurtirCurtir
Amigo, obrigado pela visita e pelo comentário. Foi muito bom rever você e essa gente boa do Estado do Rio de Janeiro. Abraço grande e apdSenhor
CurtirCurtir
Pingback: Enchendo o Coração com a Palavra – Mateus capítulo 21 | Doquestacheiocoração