… mas para Caim e para sua oferta, não atentou

Caim e AbelQuando lemos a história da entrada do pecado na vida do homem, vemos que a serpente percebeu logo uma característica humana importante: nossa curiosidade, nosso desejo de alcançar mais e mais. Segundo a Bíblia, a glória do homem é descobrir. Deus lhe deu essa característica porque sabia que ela seria fundamental para nosso desenvolvimento em todas as áreas da vida.

Pois bem, querendo algo mais, Eva se deixou convencer de que o fruto da terra seria o meio pelo qual alcançaria seu progresso. Todos sabemos que isso não deu certo. Descobririam mais tarde que só alcançariam algo mais elevado com a morte do inocente animal que lhes providenciou vestes.

Porém Caim repete o mesmo erro, acreditando novamente no fruto da terra e leva isso diante do mesmo Deus que havia castigado seus pais por erro semelhante. Pode até ser que o altar de Caim fosse mais bonito e enfeitado do que o de Abel, sujo com o sangue do cordeiro.

Hoje ainda muitos erram nisso, acreditando que o fruto da terra, do seu esforço pessoal, pode conduzir ao céu, apresentam isso diante do Senhor e não entendem por que Deus não os aceita. Às vezes suas obras tem até uma boa aparência, mas isso não conta diante d’Aquele que vê além do que é exterior. Os olhos de Deus estão sempre voltados para o Cordeiro.

Mas, se fizer o bem, haverá aceitação pra você também.

14 comentários sobre “… mas para Caim e para sua oferta, não atentou

  1. Por isso não temos o que fazer a não ser nos apegarmos ao que Ele (Jesus) fez por nós e a partir daí viver o que a Palavra diz: Ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para Aquele que por eles morreu.

    Curtido por 1 pessoa

      • Bom dia Josué, sou o autor do blog efesios612.com. Adorei seu blog e estarei seguindo-o. Meu nome é André, sou médico (clínico, intensivista e acupunturista), sou natural de Vitória-ES e hoje moro em Sorriso-MT. Na criação do meu site eu resolvi me manter no anonimato devido ao conteúdo colocar à luz da Bíblia assuntos que adoradores de Lúcifer desejam que continuassem no oculto. Mas, como hoje não existem mais planos ocultos, pois eles têm sido revelados através das mídias de massa e invadido nossas vidas em todos os níveis, resolvi que esse ano iria “aparecer” para ajudar o que chamo de uma Igreja de verdadeiros adoradores espalhados por esse mundão e inspirados pelo Espírito Santo de Deus. Uma Igreja que não têm denominação, mas que busca com extrema sinceridade a Verdade da Palavra de Deus e tem como objetivo alertar aqueles que têm os olhos de ver e tem visto, mas muitas vezes não sabem por onde começar e alimentá-los (como no seu caso) com uma visão atualizada e pertinente para os dias de hoje. Fique com Deus meu irmão e continue esse trabalho maravilhoso. Meu Skype é dr-andre75@hotmail.com

        Curtido por 1 pessoa

  2. Há duas maneiras nas quais o Homem tenta chegar a Deus ou agradar a Deus;mas o Homem só faz o bem e consegue agradar a Deus,quando Lhe é revelado o maior bem que Deus Lhe fez na figura da oferta de Abel o mistério revelado na figura dos primogênitos das suas ovelhas o Cordeiro de Deus que tira o pecado do Homem. Cristo em Nós Esperança da Glória.Apdsj. Pr. Edson.

    Curtir

    • Apesar de conhecer o bem quando ainda era inocente, o mal que o pecado trouxe para a nossa natureza carnal ofusca nosso discernimento. Só o Espírito Santo pode nos abrir de novo os olhos para o que é bom. Obrigado pela visita, amigo.

      Curtir

  3. Mas, se fizer o bem, haverá aceitação pra você também.
    Muitos dizem: Quem nos mostrará o bem? Senhor, exalta sobre nós a luz do teu rosto. Salmos 4:6
    Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus. 3 João 1:11
    Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Salmos 37:3
    Israel rejeitou o bem; o inimigo persegui-lo-á. Oséias 8:3
    Mas nós a igreja gentílica o amamos!
    Por isso façamos o bem.
    Valorizando o Sacrifício de Jesus!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Em Gn 3:17, o Senhor diz “…maldita é a terra…” e Caim não atentou para a palavra de Deus, pois se a terra a partir do pecado do homem se tornou maldita, logo o fruto da terra também seria considerado como tal diante de Deus.
    O homem falha muito por não dar atenção à Palavra de Deus.
    O salmista diz: “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti” – Sl 119:11
    É um erro muito grave para todo o homem não meditar e guardar a Palavra do Senhor, se Caim tivesse guardado e temido, por certo a história de sua vida seria bem diferente.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Quando de fato se pretende agradar alguém de verdade, deve-se levar em conta os gostos e preferências deste, ainda que não sejam necessariamente os nossos também.
    A regra é simples: se vai fazer o outro feliz, aí então me fará feliz também.
    A prioridade é o outro e não eu mesmo.
    Se sabemos da importância disso nas relações humanas por que não aplicar o mesmo princípio no nosso relacionamento com Deus?
    Por que não nos espelharmos no que João Batista descreveu como sendo realmente necessário: “Que Ele cresça e eu diminua!”?

    Curtir

    • Há quem critique o nosso modo de relacionar com Deus, dizendo ser a antropoformização de Deus. Esquecem que isso foi uma iniciativa do próprio Senhor, o fazer-se homem, para que pudéssemos ver nEle, entre outras coisas, o amigo melhor, a quem queremos agradar. Obrigado pela visita e pelo comentário, amigo. ApdSenhor.

      Curtir

  6. A orientação para todas as coisas na vida do homem já foram dadas, os que seguem alcançam a vida eterna. O projeto de Deus é perfeito. Caim apresentou o seu projeto. O que vem do homem morre com o homem, mas o que vem de Deus volta pra Deus.

    Curtir

E você, o que poderia acrescentar sobre este assunto?