Convém que Ele cresça e eu diminua

Quando Davi, no seu salmo mais conhecido, diz que seu cálice transbordava depois que sua cabeça era ungida com óleo, minha mente associou a pequena taça com o coração, que biblicamente é considerado o ponto chave do ser humano.

Davi, um servo de Deus maduro, certamente passou por momentos iniciais em seu relacionamento com Deus em que seu coração era um grande vaso, havia ali um grande vazio e tudo que o Senhor lançava ali, ficava só para ele. Mas assim como aconteceu com João Batista – cuja máxima dá nome a esta postagem – Davi foi se diminuindo, mesmo quando Deus o engrandecia, fazendo dele o rei de Israel.

Talvez esteja aí mesmo o segredo do crescimento de Davi: Já rei dizia que era pobre e necessitado e que dependia do cuidado de Deus.

Ao se fazer pequeno, o servo de Deus é rapidamente cheio e até mesmo as pequenas doses do cuidado e do amor de Deus enchem logo o seu coração. Daí pra transbordar aos amigos, familiares, colegas e leitores é um instante…

…porque a boca fala do que está cheio o coração.

28 comentários sobre “Convém que Ele cresça e eu diminua

    • Ah, cada um de nós, que tem aprendido a diminuir para que Ele cresça, acrescenta vivendo essa proposta maravilhosa, estranha ao mundo orgulhoso em que vivemos. Obrigado por comentar, volte sempre.

      Curtir

  1. Um discernimento no espírito Pr Josué.

    Nada a acrescentar. Tão somente nos colocar sempre como pobre e necessitados na presença do Senhor até sua volta. Creio que fazendo assim, seu grande amor e misericórdia nos guardarão até aquele grande dia. Amém!

    Abraço,
    Edmilson
    Barra Mansa-RJ

    Curtir

  2. Tudo o que Deus faz é grande e maravilhoso. Nosso Deus é Deus do impossível.
    Essa era a experiencia de Davi, Deus o tomou de traz da malhada para ser Rei sobre Israel.
    Este cálice muito bem comparado ao coração, só transborda quando nós o abrimos ao Senhor então Ele derrama do seu amor, operando em nós a Salvação.
    Isso Davi o fez muito bem, tanto que o Senhor o diz; “segundo o meu coração fará toda minha vontade”.

    E você abriu hoje seu coração? Experimente a maravilha do transbordar de Deus em sua vida!

    Curtido por 1 pessoa

    • O coração de Jesus também se provou cálice, que Ele representa com o da ceia com os discípulos. Portanto quando Deus diz: “segundo o meu coração”, estava nos revelando este mistério. Obrigado pela visita e pelo comentário, amigo Sérgio. Deus o abençoe ricamente.

      Curtir

  3. Apdsj, Meu Querido companheiro e irmão em Crito jesus:Há Outras Maneira de Diminuirmos diante da Soberania de Deus, dentre elas quando Aprendemos A Depender Dele Em Todas as Coisas e a Oração é a chave Que Ele nos Deu para entrarmos e sairmos diate de qualquer situação e como Davi em oração com ousadia entramos no santuário através do sangue de Jesus O espirito Santo Intercedendo Através de Nós com gemidos Inexprimiveis desfrutamos das grandes vitórias em Cristo Jesus Nosso Salvador

    Curtir

    • ApdSenhor, companheiro. Exatamente. Como o crescimento físico é um processo cheio de mistérios e que envolve diversos sistemas dentro do próprio corpo, o crescimento espiritual também, sustentado pelo alimentar da Palavra, movido pelo “respirar” da oração, vai transformando todas as áreas do nosso ser. E vamos aprendendo a ser menores. Abraço fraterno. Volte sempre.

      Curtir

  4. Quando um cálix transborda de seu conteúdo, o cálix deixa de ser a atração da mesa, mas o conteúdo transbordado, normalmente percebido para quem está observando, como algo fora do comum. Davi foi um homem fora do comum por Ser um homem segundo o coração de Deus. O cálix que não expressava o cálix em si mas o conteúdo transbordando. Como a Obra do Epirito Santo não é comum, até à alguns que estão a mesa mas no momento que transbordado foi o conteúdo, a atenção de volta ao mesmo. Alguns não entendem, Saul não entendeu, Jonathas entendeu. Quanto mais buscarmos em oração, santificação, leitura as Santas Escrituras estaremos nos enchendo do conteúdo e o próprio transbordará em nossas vidas. Não conheço experiências fora do comum sem uma busca fora do comum.

    Curtir

    • Muito boas suas colocações, mas especialmente a última parte, não esquecerei: Não conheço experiências fora do comum sem uma busca fora do comum. Ótimo isso. Obrigado por compartilhar. Abraço.

      Curtir

    • Até porque, companheiro, uma vasilha pequena é bem mais fácil de ser manobrada do que uma grande, certo? Que o Espírito Santo tenha total liberdade pra nós levar consigo, para onde quiser. Abraço.

      Curtir

  5. APDSJ. A obediência à Sua Palavra, penso que é a melhor forma de humilhar-nos diante d’ Aquele que é grande e absoluto, o todo poderoso, o Eu Sou. É maravilhoso demais dizermos que: somos ”pequenos”, ”pobres e necessitados”, e que ELE É ÚNICO, GRANDE E PODEROSO!
    Abr

    Curtir

    • Concordo. Lembra do Conselho de Jesus? Quando vocês fizerem TUDO que vos for ordenados, digam: somos servos inúteis, pois fizemos somente o que se devia fazer. A desobediência cria no homem a ilusão de auto-suficiência (sereis como Deus! Disse a serpente).

      Curtir

  6. No salmo 23 quando Davi o começa ele diz:
    ” O SENHOR…” por quê?
    O homem pela sua inteligência e força pode alcançar várias promoções na sua vida, se compararmos com Davi vemos:
    No campo social o maior posto q o homem pode chegar é de REI– Davi era Rei
    No campo Militar o maior posto q o homem pode chegar é de general no exército, almirante na marinha e brigadeiro na aeronáutica
    Davi era general
    No campo jurídico o maior posto que o homem pode chegar é de juiz— Davi era presidente do STF
    Mas apesar de ter chego nos pontos mais altos q o homem pode chegar ele sabia q só chegou por que tinha um q estava acima dele –O SENHOR, como vc diz acima ele se coloca na posição de servo, pequeno, e por isso quem o levanta/ exalta é o Senhor

    Curtir

    • A Paz do Senhor aos amados irmãos!

      Só para colaborar, o Senhor fala que: os humildes serão exaltados e os soberbos serão humilhados. A grandeza do servo não está na sua posição social, sabedoria excessiva, condição financeira, mas sim em se colocar como pobre e necessitado diante de Deus. E isso Davi alcançou de maneira sublime em seu reinado e em toda sua vida. Tenhamos pois nosso irmão como espelho e exemplo. para recebermos da parte do Senhor os benefícios da obediência, da mansidão, e acima de tudo da humildade para assim alcançarmos misericórdia em todo tempo. Amém!

      Curtir

  7. Pingback: Enchendo o Coração com a Palavra – Mateus capítulo 03 | Doquestacheiocoração

  8. Pingback: Enchendo o Coração com a Palavra – Mateus capítulo 04 | Doquestacheiocoração

  9. Pingback: Enchendo o Coração com a Palavra – João capítulo 14 | Doquestacheiocoração

E você, o que poderia acrescentar sobre este assunto?