Porção dobrada do espírito

double-portionEsse foi o pedido que Eliseu fez a Elias, quando caminhavam juntos e Deus estava para encerrar o ministério de um e iniciar o ministério do outro. Os poucos anos em que caminharam juntos foram suficientes para que o jovem profeta visse no ancião sua principal referência.

Claro que Eliseu tinha outras referências disponíveis, como Noé, Abraão, Jacó, Davi e tantos outros. Mas a convivência com Elias tinha marcado bastante o rapaz para que ele não titubeasse quando a pergunta lhe foi feita: “Que queres que te faça?”

É da natureza humana se balizar, se orientar pelo comportamento das pessoas próximas de nós, desde a mais tenra infância. Por certo a fidelidade de Elias, seu zelo para com as coisas do Senhor, sua disposição em obedecer e aprender com o Senhor, deixaram uma forte impressão no rapaz.

Mas observe que para Eliseu não bastava ser como Elias – o que já seria notável. Ele quis mais, quis o dobro. Que o Senhor levante homens e mulheres como Eliseu, dispostos a fazer mais do que seus pares, a buscar a excelência de Deus.

Quero terminar aqui salientando que isso hoje parece cada vez mais raro. Vivemos num tempo em que muitos querem ter o dobro dos direitos e a metade do compromisso. Talvez por razão semelhante o Senhor tenha orientado a Elias que deveria levantar em seu lugar um rancheiro que estava trabalhando arduamente e não um dos muitos alunos da escola de profetas…

8 comentários sobre “Porção dobrada do espírito

  1. Como eu me enxergo nessa mensagem! Elias pode ter tantos nomes pra mim… Numa interpretação contrario sensu, assim como as más conversações têm o poder de corromper os bons costumes, tenho a certeza de que as boas alimentam nossa intimidade com Deus. Que Ele nos dê clareza para acompanhar os bons – e cada vez mais raros – exemplos e nos aumente a sede por mais da Sua presença pra que amanhã sejamos nós os espelhos para outros.

    Curtir

    • Fico tão feliz quando alguém lê um destes textos e SE vê! Acredito que seja este o propósito da profecia: apresentar o projeto sem que fique em evidência qualquer outra coisa. Obrigado pela visita e pelo comentário. Fica com Deus.

      Curtir

  2. Elias serviu a Deus com integridade e deixou um legado, foi visto na pessoa de Eliseu, em atitudes, milagres e espiritualidade. A fé, as atitudes, o relacionamento com Deus e o compromisso com a sua Palavra são o maior patrimônio que podemos passar às gerações seguintes. Eliseu não apenas herdou a porção dobrada do poder do Espírito que operava em Elias, mas foi herdeiro também do seu caráter, de sua integridade e de sua fidelidade ao Senhor. O legado de Elias e a dedicação exclusiva de seu sucessor Eliseu é ponto de reflexão e instrução para as nossas vidas hoje. Amém.

    Curtir

    • Amém! Que bom ver você por aqui novamente, meu amigo! Entendo que Elias não viveu em função de moldar Eliseu. Foi o Senhor quem deu a Eliseu a sensibilidade para observar a postura do respeitável ancião. Obrigado pela visita e pelo comentário, meu amigo. Volte sempre. Abraço.

      Curtir

  3. muito edifica a vida do servo,a mensagem,a palavra revelada conduz o crente em Jesus a prosseguir para o alvo da soberana vocaçao,e ensina a esforçar e ter bom animo,pois é o Senhor que sempre abençoa a vida daqueles que nao larga a mao do arado,e nao olha nem pra direita ou a esquerda,segue em frente,bem dispostos a servir,a trabalhar na obra de Deus,muito edificou a minha vida a mensagem,e sou grato …

    Curtir

    • Que bom que lhe fez pensar e orar, amigo Ronaldo. Que saibamos prosseguir olhando para esse alvo, sabendo que nossas atitudes são referência para os que estão ao nosso redor. Ontem mesmo conversava com Rômulo, seu filho, em quem vi muitos sinais da convivência com você, que ajudaram a ele a ser o valente que ele hoje é. Obrigado pela visita, companheiro. ApdSenhor.

      Curtir

  4. PORÇÃO DOBRADA… Quem quer?… Quem pede?
    Num Mundo onde Pessoas nem se quer dão MEIA PORÇÃO…
    MEIA PORÇÃO… Já está sendo MUITO para quem não quer COMPROMISSO, FIDELIDADE, com o EVANGELHO, com o IDE.
    Ninguém quer ser a VOZ que CLAMA no DESERTO.
    PORÇÃO DOBRADA é para aqueles que são consideradoso FRACOS para o Mundo, para os que Desejam a TERRA, mas que para DEUS, são considerados Participantes de uma HERANÇA ETERNA… Céu.
    Boa palavra.
    Deus é maravilhoso…
    Um abraço, a PAZ.

    Curtido por 1 pessoa

E você, o que poderia acrescentar sobre este assunto?