3 degraus para a resposta da oração

Escuta-meAnteontem eu ia apressado pela rua quando fui abordado por um conhecido, que já visitou nossa igreja, homem temente a Deus e de boa reputação na sociedade local. Ele sorriu pra mim e disse: “Mateus 15, leia lá. Veja a sabedoria daquela mulher”. Não era uma conversa que começava, era só aquilo que ele tinha pra me dizer. Eu prometi, com um sorriso, que leria, ele virou-se e foi embora. Continuei apressado, mas como não me lembrava exatamente a que mulher ele se referia, fiquei curioso até chegar em casa e conferir o texto bíblico.

Em todo o capítulo, a única mulher mencionada é a cananéia anônima, que tinha um sério problema com a saúde de sua filha. Fiquei remoendo essa história enquanto orava ao Senhor para que continuasse falando comigo.

Percebi que desde o momento em que ela decidiu buscar a ajuda do Senhor Jesus, passou por um processo, digamos, que teve as seguintes etapas, os seguintes degraus:

1 – JESUS NÃO LHE RESPONDEU DE PRONTO
Diz o texto que ela expôs sua necessidade, mencionou a profecia sobre a descendência de Davi, tudo direitinho. Jesus não lhe respondeu palavra. Nada. Silêncio absoluto. Talvez falasse com outros à sua volta, mas não com ela. Isso por si só já seria, talvez, motivo para desanimar, para desistir.

Muitas vezes acontece assim ainda hoje. Pedimos ao Senhor, crendo nas profecias, na Palavra do Senhor, temos uma razão justa, um pedido razoável e o apresentamos a Ele e… nada. Silêncio total. Muita gente pára por aí.
Tudo que Deus faz é bom, diz a Bíblia. E diz mais: todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus. Isso inclui o silêncio dEle também. Ele tem Suas razões. Tem sua própria maneira de tratar conosco e, frequentemente, está testando nossa perseverança, que é uma qualidade importantíssima na vida do cristão. Se não tivermos pelo menos uma pequena fé, não vamos passar desta etapa.

2 – AS PESSOAS COMEÇARAM A LHE OPOR RESISTÊNCIA
Certamente antes de ir a Jesus, os discípulos devem ter ralhado com ela, feito caras feias, murmurado contra seus clamores. Era também razão suficiente para a maioria de nós desistir. Às vezes até inconscientemente alguém vem dizer uma palavra que tem grande efeito desanimador, nos dando todos os argumentos que necessitaríamos para desistir de confiar em Deus para aquela situação.
Não que nos tornem totalmente descrentes, só nos levam a acreditar que AQUELE pedido específico Deus não vai atender. Se ela parasse de clamar ali, todos iriam compreender… Quem tem uma fé mediana pára por aqui.

3 – JESUS DIZ QUE ELA NÃO MERECIA A BÊNÇÃO
Esse é, talvez, o momento mais difícil para nós. É quando o Senhor nos mostra a verdade: somos INDIGNOS DA ATENÇÃO DE DEUS. Não merecemos a bênção. Simples assim. Jamais seremos, pelos nossos feitos e qualidades, merecedores da resposta de Deus.
Apesar de sabermos disso por ouvir mensagens e estudos com relação aos nossos pecados e à nossa condição diante de Deus, ouvir isso da boca do próprio Deus tem um impacto muito grande em nosso ego, em nossa auto-estima, como dizem.
Essa é a barreira final. A perseverança definirá o resultado. Segundo o texto, a mulher não saiu chorando, em desespero total, nem contestou a afirmação de Jesus, dizendo que não era uma pessoa assim tão má. Ela reconheceu seu estado e a verdade da afirmação de Jesus.
Mas INSISTIU EM PEDIR. Isso para o Senhor Jesus foi a prova de que ela tinha, não uma pequena fé ou uma fé mediana. Esse era o sinal de que em seu coração havia uma fé madura, uma grande fé.

Jó dizia: Ainda que Ele me mate, nEle esperarei.

Assim eu vi, como disse o “profeta da rua” que encontrei, a sabedoria daquela mulher. Que agora é nossa sabedoria também.

12 comentários sobre “3 degraus para a resposta da oração

  1. Em um primeiro momento o Senhor se calou diante do clamor daquela mulher, quando Ele respondeu, foi uma resposta negativa. “E ele, respondendo, disse: Eu não…” Mateus 15:24. Jesus disse não. Muitas vezes a resposta de Deus pra nós, não é o que esperamos, os pensamentos de Deus, não são os nossos. Deus nos ama tanto, que Ele diz não. O homem cheio de fé não questiona, concorda. A resposta dela foi para o não de Jesus foi: “E ela disse: Sim, Senhor” Mateus 15:27 Diga SIM para os planos de Deus para a sua vida!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Talvez se aquela mulher estivesse em busca de uma resposta para uma necessidade exclusivamente sua ela de fato teria desisto mediante ao silêncio, à oposição ou a até ao “não”, mas era a sua filha que estava horrivelmente enferma, aquela a quem ela gerou, a quem ela amamentou; enfim, a perseverança da mulher cananéia tinha uma justificativa: AMOR DE MÃE. O profeta Isaías (Is. 49:15) usa a figura deste mesmo amor para de alguma forma dar noção ao homem da grandeza do amor de Deus. Logo, a nossa perseverança hoje também tem uma justificativa: fomos atraídos pelo AMOR DO PAI. O Pai que não poupou o seu filho unigênito por amor a mim e a você. Aleluia!

    Curtir

    • Nossa maior referência de perseverança (assim como de toda e qualquer outra virtude) é o próprio Senhor Jesus, que passou por tudo isso: o silêncio de Deus, a resistência dos homens e o assumir culpa – essa, nossa, na verdade. Tudo Ele fez por amor de nós. Glória a Jesus! Obrigado pelo valioso acréscimo, Mauro Lúcio, fica com Deus.

      Curtir

  3. MARAVILHOSO!
    DEUS grandioso…
    O mais difícil hoje… É reconhecermos que NÃO MERECEMOS NADA.
    Que TUDO é pela GRAÇA… Que vem da nossa FÉ.
    Ela reconheceu que apesar de NÃO MERECER, não desistiria da GRAÇA.
    Um abraço, a PAZ do nosso SENHOR JESUS.

    Curtir

  4. Antes de tudo ela discerniu que o problema da sua filha não era físico e sim espiritual, ela percebeu que somente Jesus poderia curar sua filha que por si mesma não tinha condições de busca-lo. Devemos orar e buscar por aqueles que no momento estão sem condições de ir a Jesus, o mais interessante que ela começa clamando (v 22) e termina aos seus pés adorando (v 25), resultado da nossa busca é estar aos pés de Jesus. Quando estamos de joelhos aos Seus pés a nossa fé se torna grande. Felicidades Josué

    Curtir

  5. Pingback: Enchendo o Coração com a Palavra – Mateus capítulo 07 | Doquestacheiocoração

  6. Pingback: Enchendo o Coração com a Palavra – Mateus capítulo 15 | Doquestacheiocoração

E você, o que poderia acrescentar sobre este assunto?