Na Contramão

“E por diminuir a iniquidade o amor de uns poucos aquecerá”. Acredito que esse seria o reverso da fala profética do Senhor em Mateus 24:12.

Podemos ler isso como uma descrição sucinta do projeto de Salvação, que à medida que nos afasta do pecado, nos aproxima de Deus. Jesus faz a descrição da situação dos muitos, aqueles que andam pelo espaçoso caminho e entram pela larga porta que conduz à perdição.

Mas como diz o autor da carta aos Hebreus, no capítulo 6:9, de nós o Espírito Santo espera coisas melhores, coisas que acompanham a salvação. O diminuir da iniquidade é uma delas. Li isto certa vez:

Ou a Bíblia nos afasta do pecado ou o pecado nos afasta da Bíblia.

A proximidade, o contato com a Palavra enfraquece nossa natureza carnal, para levá-la à morte. Mas ao mesmo tempo, como podemos extrair do texto, a diminuição da iniquidade terá como “efeito colateral” o aumento do amor, o aumento da influência de Deus na nossa vida.

Isso é o que acontece no coração dos servos do Senhor. Estamos na contramão do mundo. Este vai de mal a pior. Nós, a Igreja, estamos indo de bem a melhor.

Usemos isso como régua, para medir a nós mesmos: Se a iniquidade está diminuindo, o amor estará aumentando e nisso estará a prova de que estamos sendo trabalhados por Deus, para fazer de nós o que Ele quer que sejamos.

8 comentários sobre “Na Contramão

    • Sim, o amor se aqurce: amamos mais a Deus, mais a família, os amigos e colegas, orando sempre por eles. Amamos até aos que não conhecemos! Ó que grande Salvação! Obrigado pela visita e pelo comentário, Siegfried! Volte sempre! Abraço fraterno. Josué.

      Curtir

  1. A sabedoria é nos dada quando temos o Senhor conosco. Sabedoria que nos faz escolher viver na luz ou não… Se escolhermos diminuir nossa natureza carnal, nossa vida espiritual estará em evidência, assim, buscando o que é espiritual, vencemos toda força contrária. O que mais alimentarmos será mais forte em nós.

    Curtir

  2. Esta mensagem me fez recordar a experiência vivida e descrita por Asafe no Salmo 73; já no verso 2 ele afirma que seus pés quase resvalaram e faltou pouco para que seus passos escorregassem quando ele passou a ter inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios, mas lá no último verso (verso 28) ele escreve a sua conclusão que “bom mesmo é aproximar-se de Deus”. A iniquidade por pouco não o levou à queda, mas o aproximar-se de Deus o conduziu a viver a plenitude do amor de Deus e gerou nele um amor tal que ele pôde expressar que “na terra não há quem ele desejasse além do Senhor”. Que estejamos mais próximos de Deus a cada dia! Aleluia!

    Curtir

  3. Com certeza, essa seria a frase bíblica que JESUS queria usar.
    Enquanto a INIQUIDADE vai saindo de nós pela AÇÃO da PALAVRA, o AMOR automaticamente pela mesma PALAVRA, vai AUMENTANDO.
    Isso tem que ser um QUERER nosso…
    Um desejar contínuo…
    Boa reflexão.
    A PAZ DO SENHOR.
    Um abraço.

    Curtir

E você, o que poderia acrescentar sobre este assunto?