Vamos usar o texto de João 9 – A cura do cego de nascença – para falar um pouco sobre AS obras de Deus. Vamos aproveitar que o Senhor Jesus usou a expressão no plural para colocar as coisas do seguinte modo:
Duas idéias mentirosas já eram comuns nos tempos em que Jesus esteve nas terras de Israel:
- A enfermidade de nascença (no caso, a cegueira) era resultado, consequência de pecado anterior ao nascimento da pessoa – ou seja, em “vidas passadas”, como defendem os que acreditam na reencarnação;
- A enfermidade de nascença era resultado, consequência de pecado dos pais, anterior ao nascimento do filho. Algo como as famigeradas maldições hereditárias.
O Mestre rebate incisivamente dizendo que nem ele nem os pais pecaram. Diz mais, que aquela enfermidade daria ocasião à manifestação das obras de Deus.
Deus realiza duas grandes obras:
- A que pode ser chamada de Obra Criadora e
- A que pode ser chamada de Obra Redentora.
Ambas aparecem, como disse o Senhor Jesus, na história do cego de nascença, veja só:
- A Obra Criadora, feita através de Jesus, o Verbo, trouxe o homem à existência – “Deus fez o homem bom” – mas essa Obra foi atingida pelo pecado (bem exemplificado na cegueira, que aqui representa todas as demais doenças que afligem a humanidade). Essa foi consumada nos seis dias.
- A Obra redentora, também feita através do Senhor Jesus, resgata o homem dessa existência enferma e o restaura diante de Deus. Nesta, como disse o bendito Filho de Deus, o Pai, o Filho e o Espírito Santo trabalham até agora.
Por isso a preferência de Jesus em curar primeiramente a alma e depois o corpo, como no outro caso, o do paralítico de Cafarnaum. O material já tem seu fim determinado. O espiritual ainda está em aberto, dependendo da decisão pessoal de cada um de nós. Quando alguém diz: “Fulano está na Obra”, entenda bem: É de sua redenção que está tratando. Se o fulano não estiver, estará apenas na primeira Obra, criadora. Mas quem faz a vontade de Deus permanece para sempre. Amém.
Que Deus continue a abençoá-lo pastor Josué, pois muito me alegro em receber essa palavra emoldurada na revelação. Grande abraço!
CurtirCurtir
Grande abraço amigo, que o Senhor nos sustente até àquele dia em que todos os mistérios serão desvendados.
CurtirCurtir
Pingback: Enchendo o Coração com a Palavra – João capítulo 09 | Doquestacheiocoração