A Bem-aventurança de Maria

Escute“Bem aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que mamaste”, exclamou uma mulher no meio da multidão que ouvia Jesus, impressionada com a sabedoria de Suas palavras. Lucas registra esse importante diálogo no capítulo 11 de seu evangelho.

Mas conta ainda que o Mestre, discernindo que isso era uma tentativa maligna de desviar o foco do Projeto do Pai, de sobre si para sua mãe, respondeu imediatamente: Mais bem aventurados aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a guardam.

É possível que aquela mulher fosse até mesmo uma mãe e imaginasse a felicidade daquela que teve o privilégio de embalar o menino que se tornara naquele brilhante orador. De fato, Maria teve um privilégio único. Foi eleita por Deus Pai para ser um instrumento importante para o momento inicial da revelação visível do Deus invisível. Porém essa grandíssima responsabilidade poderia, uma vez que se tratava de eleição, ter sido recusada pela jovem judia, o que levaria Gabriel a retornar à sala do trono celestial para saber d’Aquele que o enviara qual seria então o “Plano B”.

(Faço este parêntese aqui para sugerir aos pregadores que mostrem isso à Igreja: a proposta de Gabriel a Maria é uma figura perfeita da proposta de salvação a toda a Humanidade: O Espírito Santo desce sobre a pessoa e gera nela Jesus, o Filho que devemos preservar vivo, até àquele dia em que o abraçaremos, dia especial que trará grande alegria, fazendo esquecer todas as dores que enfrentamos até que esse dia chegue.)

Note bem: o privilégio de gerar e cuidar do menino durante sua infância e juventude é único, mas Jesus afirma que não foi a maior bem-aventurança da jovem esposa de José, o carpinteiro. A Bíblia nos mostra que Maria guardou as palavras do anjo. Guardou também o que disse o ancião Simeão, sobre o futuro do menino e também o seu próprio. Guardou quando o menino, com 12 anos, diz a ela e ao marido que estava cuidando dos negócios do Pai. A grande bem-aventurança de Maria foi ouvir e GUARDAR a Palavra do Senhor.

Essa bem-aventurança também foi experimentada por Pedro, por João, Tiago, Paulo e tantos outros que vieram desde então. Você e eu jamais poderemos vivenciar a experiência maternal de Maria, mas Deus estendeu a nós o privilégio de ouvir e guardar a Palavra de Deus.

Maria poderia ter guardado em seu coração as amarguras que passou, os momentos de incerteza, o medo da perseguição, os maus dias, enfim. Mas guardou a Palavra de Deus.

E nós, o que estamos guardando? Poderemos ser chamados por Deus também de BEM-AVENTURADOS?

NOVO: OUVIR ESTA MENSAGEM NA RÁDIO MAANAIM

15 comentários sobre “A Bem-aventurança de Maria

  1. APDSJ amigo,
    Hoje o que mais tem acontecido com o homem é esquecer facilmente as promessas que Deus tem feito,
    esquecer a palavra do Senhor.
    São inúmeros os que tem ouvido sobre a palavra, mas poucos tem sido os que a tem guardado no coração, que o Senhor pelo seu Espírito nos faça lembrar a cada dia dessas promessas.
    “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
    João 14:26

    Curtir

    • Certamente, amigo, o auxílio do Espírito Santo é essencial para nos conduzir através desse Caminho maravilhoso. Que o Senhor nos permita não ser ouvintes esquecidos, como diz o apóstolo Tiago em sua carta.

      Abraço,

      Josué

      Curtir

  2. O sim de Maria ao chamado do Pai certamente demonstra o quão fiel era ela ao Senhor, como bem dito, sem dúvida que o Pai tinha um plano B caso houvesse a incerteza por parte dela que a palavra nao seria cumprida, palavra essa que ja era por ela guardada desde antes mesmo se ser a escolhida, e em meu sentir foi esse o grande diferencial para ela, entre tantas, ser a escolhida, ter guardado a palavra consigo desde sempre.
    Aproveito aqui para fazer menção a José, a revelação feita a ele e a sua fé nas coisas de Deus também contribuíram substancialmente para cumprir o plano de salvação.
    Mais uma reflexão,
    – será que também damos ao Pai nosso sim como fez Maria?
    – e nós temos a fé que José teve nas coisas de Deus?
    – enfim, temos ao menos nos esforçado a guardar a palavra?

    Curtir

    • Isso mesmo, meu amigo.

      Sendo o Senhor o Autor e Consumador da nossa fé, Ele é poderoso para gerar em nós aquilo que Ele mesmo quer encontrar.
      De fato, José é uma personagem impressionante, pelo modo discreto como ele entra e sai da história, entendendo seu próprio papel no plano do Senhor.
      Se ouvir e guardar a Palavra já é tão benéfico, que se dirá da honra de participar da Palavra?

      Abraço,

      Josué

      Curtir

  3. Caro amigo Josué, e tão bom quando nos deparamos com uma mesa tão farta assim, onde não vemos o tempo passar, a vontade que dá é de ficar aqui comendo até nos empanturrar. Que bom amigo é poder participar tendo você servindo no Senhor essa mesa tão farta, um forte abraço pra você e sua família.

    Curtir

    • Querido Companheiro,

      É para mim uma grande honra receber aqui nesse ambiente virtual a sua visita. Especialmente sua pois já conhece intimamente a mesa do Rei, sendo Seu convidado há tantos anos, no exercício de seu proveitoso ministério. Que o alimento servido aqui sirva para levar ainda mais saúde às suas ovelhas, meu amigo. Volte sempre.

      Josué

      Curtir

  4. voltarei sim meu querido pois me senti muito avontade participando pela primeira vez desse bate-papo eu ainda tenho que aprender muito desse negocio virtual mais só de saber que tenho amigos em quem eu possa e aprender com eles eu já fico muito alegre fique com DEUS meu querido amigo ate a próxima!

    Curtir

  5. APDSJ, nosso amigo, conselheiro, servo valente de um DEUS vivo, veja que a sabedoria do Senhor Jesus busca evitar o que (infelizmente ) ainda se vê, pessoas que consideram mais importantes ” o ventre que te trouxe, e os peitos em que mamaste”, e adoram Maria das mais variadas formas, colocando através da figura desta que foi usada por Deus, uma das responsáveis pela salvação do homem. Glorias damos, pois, o Senhor Deus, tem inspirado vasos de honra com a palavra da verdade.

    Deus abençoe o Ministério a ti concedido e a toda sua família.
    Fraternal abraço Elias

    Curtir

    • Caro Elias,

      A admiração e amizade mútua que nutrimos põe sob suspeita suas belas palavras a meu respeito. 🙂
      Mas farei delas argumentos nas minhas orações pelo meu ministério, uma espécie de meta, entenda bem…
      Porém, retornando ao que realmente interessa, de fato graças demos a Deus por Sua maravilhosa Palavra que tira as dúvidas e esclarece ao homem a verdade libertadora.

      Grande abraço.

      Aguardo você em Ubá, para dessa vez levar uma Palavra.

      Josué

      Curtir

  6. Oi amigo amado, tudo bem? O Elias me deu o seu recado, chegou aqui radiante de alegria por ter sido usado aí no louvor, em sua igreja, eu morri de rir quando ele me disse que você mandou um recado: Diga ao Jorge que eu não fui no levantamento mas você foi usado aqui primeiro, rsrs. Isso foi um presente pra você meu amigo, pois você foi um dos poucos que o fez acreditar que tudo é possível ao que crer. Que Deus prospere o seu ministério, pois és um nobre. Um respeitoso abraço da família Dias.

    Curtir

E você, o que poderia acrescentar sobre este assunto?