Aprendendo a superar os próprios limites

Superando limitesA famosa passagem de Mateus 4, que registra a tentação do Senhor Jesus no deserto, é uma fonte inesgotável de ensino, assim como o restante da Palavra de Deus. Nos dá compreensão melhor da natureza humana, posta à prova na pessoa do Filho de Deus encarnado.

Após o longo período de quarenta dias sem se alimentar, poderia parecer que Jesus estava em seu limite. Foi exatamente aí que começou, de fato, Sua prova. O jejum era um preparo para ela. Observem qual foi a primeira proposta do inimigo: “manda que estas pedras que se transformem em pão”.

Muitas vezes ao andar na direção que o Senhor nos aponta, somos levados ao nosso limite. Ou até onde pensamos que seja o máximo que podemos alcançar. Pensamos assim: “Senhor, não posso prosseguir além deste ponto”. Mas aqui entra o ensino do Bom Mestre. O modo como Ele reagiu ante a tentação de atender à sugestão do adversário (qualquer dica da antiga serpente leva veneno em seu bojo…) é conselho pra você e para mim: Ele prevaleceu através da Palavra do Senhor.

“Está escrito: nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.” A Palavra do Senhor, veja bem, estende os nossos limites, nos leva além daquilo que imaginávamos poder realizar. Isso aparece também na vida de Pedro quando, após fazer, por uma noite inteira, o que fazia de melhor – pescar – sem nada conseguir, disse: “Sobre a tua palavra lançarei a rede”. O resto a gente já sabe.

Mas isso não se restringe à nossa experiência aqui. Nos fala também de como o Senhor estenderá o limite da nossa existência, ao cumprir em nós a Sua Palavra, nos levando além, quando não viveremos mais de pão material, mas seremos sustentados para sempre na mesa do Senhor, na Eternidade.

Sugestão do amigo Dr. Walner Barbosa, de Uberlândia, em um dedo de prosa neste último fim de semana em Domingos Martins/ES.

 

11 comentários sobre “Aprendendo a superar os próprios limites

  1. Belo texto que nos leva a algumas reflexões.
    – somos tentados diariamente; às tentações óbvias somos atentos, e as ocultas como transformar a pedra em pão estamos sabendo as discernir?
    – sabemos fazer como Pedro e depositar toda nossa confiança no Pai?
    Abraços e vai firme companheiro!

    Curtir

    • Caro amigo,

      Você levantou bons pontos a ponderar. A sutileza da proposta de Satanás com certeza esconde sua “boa vontade” em nos propor meios de saciar os instintos carnais. Assopra argumentos e razões aos nossos ouvidos que precisamos, mais do que nunca, de discernimento da parte de Deus para distinguir aquilo que de fato será útil e proveitoso a nós.

      Bem, isso foi o pastore quem falou…

      Abraço,

      Josué

      Curtir

  2. Espírito Santo, saudades de quando estive lá no Manaim de Guarapari em 2009.

    Sim pr. Josué, é pela Palavra do Senhor que permanecemos. E esse limite ao qual somos levados pode até mesmo se assemelhar ao vale de ossos secos, um lugar que aparenta não ter mais vida (Ezequiel 37,1-14 me veio à mente). Mesmo que seja um lugar como esse, onde parece não haver mais vida/saída, o Senhor também possui todo poder para nos fazer prevalecer/ressuscitar e nos dar vida, nova Vida em Cristo.

    “Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR”.
    (…)
    “Então profetizei como se me deu ordem.”
    (…)
    “E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.”

    Veja que foi através da profecia da palavra do Senhor que os ossos secos se levantaram. De igual modo, foi a Palavra do Senhor que nos retirou do vale seco deste mundo e nos deu a VIDA. Mas repetindo as palavras do pr. Josué, “isso não se restringe à nossa experiência aqui” irmãos, pois é projeto do Senhor estender esta VIDA além da nossa existência aqui neste mundo, nos levando até a Eternidade prometida.

    A Paz do Senhor Jesus.

    Curtir

    • Amigo, você lembrou de um texto do qual eu sou um “grande fã” 🙂
      Vejo nele também o modo como Deus é capaz de colocar nossas peças em perfeita ordem, como um grande quebra-cabeças.
      E não há parte do corpo humano que seja tão complexa quanto o crânio, composto de dezenas de ossinhos… Mas isso é fácil para ele recompor.

      Grande abraço,

      Josué

      Curtir

  3. A Paz do Senhor Pr Josué.

    A palavra de Deus é viva e eficaz. Além de ser luz para nosso caminho e nos sustentar, é única e suficiente para nos conduzir a verdade e consequentemente à eternidade.

    Prova disso que, pela “PALAVRA” do Senhor, do nada todas as coisas vieram a existir.

    Abraço,
    Edmilson
    Barra Mansa-RJ

    Curtir

  4. Saudade de um dedo de prosa com o Pastor Josué rs,

    A beleza deste capítulo está no ensino do Senhor Jesus, que no nosso maior limite a sua Palavra é eficaz e concede a vitória naquele que nele crer. O Espírito enganador tenta nos convencer a todo o instante, mas, o Espírito Santo está no coração do servo guiando rumo à eternidade. Ao nosso Deus toda Honra todo Louvor seja dado!

    Abraço,
    Edson

    Curtir

    • Sim, prezado companheiro,

      (que o bom Deus nos dê novas oportunidades de prosear tão proveitosamente como as vezes que já se passaram)

      Um coração sensível à voz do Senhor talvez seja o que Deus encontrou em Davi, disposto a fazer toda a Sua vontade.

      Grande abraço,

      Josué

      Curtir

  5. Pr. Josué , APDSJC !!!!
    De muita valia tem me sido receber estes estudos, muito tem acrescentado na minha vida .

    Entendo que naquele momento, Nosso Senhor Jesus estava na posição de homem sentindo no limite da carne a angustia da fome e da fraqueza, e nesta hora Ele nos fez entender que o homem quando se firma nas palavras de Deus e confia nelas de todo o seu coração, e com fé, superará todas as tribulações, e logo o Pai lhe enviará os anjos a trazer seu socorro para esta vida e após esta nos levará à vida eterna.

    Curtir

    • Caro amigo,

      Acredito que somente na eternidade compreenderemos totalmente o alcance da Obra redentora realizada pelo nosso Amado Salvador.

      Fique à vontade para usufruir disso que o Senhor nos deu a todos.

      Grande abraço,

      Josué

      Curtir

  6. Muito boa a atitude dos irmãos em utilizar a comunicação virtual para divulgar a Palavra de Deus.
    É preciso ficar atento para que pessoas desejosas de alcançar poderes diversos, não venham usar este espaço para se projetarem.

    Curtir

E você, o que poderia acrescentar sobre este assunto?