Ontem ouvi uma mensagem que quero registrar aqui. Trata do texto de Eclesiastes 11:1 – “Lança o teu pão sobre as águas, depois de muitos dias o acharás”.
Nosso contato com a Bíblia nos coloca diante da lógica de Deus, que é diferente da nossa. Pela nossa lógica, um pão lançado sobre as águas se desmancha em poucos minutos – desde que não seja comido pelos peixes. Não será achado depois de uma hora, muito menos depois de muitos dias.
Mas quando associamos a figura do pão à porção básica do sustento da vida cotidiana e ligamos as águas ao entendimento da bênção de Deus, encontramos essa verdade declarada literalmente pelo salmista: “Lança o teu cuidado sobre o Senhor e Ele te susterá.” Salmo 55:22
Quem olha para o servo de Deus enquanto ele lança seus cuidados cotidianos sobre as promessas de Deus, pensa que ele está perdendo tempo e desperdiçando sua vida, tal como um pão lançado no rio. Acredita que é um tempo e esforço que jamais serão recuperados.
Mas segundo a lógica de Deus, estamos fazendo o melhor investimento de nossas vidas e, depois de poucos dias (eram muitos na época de Salomão…) colheremos a vida eterna.
“Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará.” Lucas 9:24
Sobre mensagem entregue por Thiago Costa, em Ubá.
Muitos vivem hoje as famosas crises existenciais. Porque existimos, porque vivemos?
Quando lançamos nossas vidas sobre as águas do Espírito, depois de algum tempo achamos a resposta.
Nós somente nos “achamos”, entendemos o propósito da nossa vida, na presença de Deus.
CurtirCurtir
É curioso ainda, amigo, pensar que o pão, ao ser lançado sobre as águas vai se encharcando mais e mais delas. Se ele surge lá na frente é figura da ressurreição, quando ninguém já espera revê-lo.
Abraço,
Josué
CurtirCurtir
Muito boa! Anteriormente, havia associado este versículo à mensagem de um pregador, que como pão espiritual deveria ser mergulhada nas águas do Espírito. Creio que a interpretação do post encaixa melhor e pode ser melhor utilizada em mensagens cotidianas. Maravilha!
CurtirCurtir
É um outro veio esse que você comentou. Vamos pensar nele com mais cuidado. Por enquanto usa essa aqui mesmo, rsrs…
Abraço,
T. Josué
CurtirCurtir
Excelente mensagem!! Somo dependentes, necessitados, mas sempre amparados, ajudados pelo Senhor.
CurtirCurtir
Caro amigo,
Esse mistério é tão profundo que nos deixa perplexos diante da Sua paciência, misericórdia e boa vontade em nos suportar.
Abraço,
Josué
CurtirCurtir
APDSJ. Muito boa a mensagem. Traz-nos à lembrança: Eu sou pobre e necessitado, mas o Senhor cuida de mim.
Cordialmente,
J. Hamilton.
CurtirCurtir
Quando penso na vida nova que o Senhor Jesus nos deu, e ai surge dentro de nós a gratidão pela Salvação começamos a viver a dinâmica da Obra do Espirito Santo ou seja a Dinâmica da Salvação. Ai sim entra a Fé para cada um lançar o Pão sobre as Águas. Colocamos diante do Senhor tudo, mas devemos colocar também isso, ai é que encontramos o beneficio, pois a resposta de Deus.
CurtirCurtir
mensagem maravilhosa, gloria ao DEUS Altíssimo. Vemos a mesma passagem em Salmos 37:5 ” entrega teu caminho ao SENHOR, confia nele, e ele tudo fará.”. O mesmo conselho do ESPIRITO SANTO, entrega o teu caminho, lança o teu pão, entrega sua vida e tudo quanto necessita, sobre as águas, como vimos acima e preciso ter Fé, para fazer tal, pois na logica humana, não e a escolha certa, por isso encontramos ” confia nele”. Logo em seguida temos o resultado: e ELE tudo fará, e ELE te sustentará, o acharás. Gloria a DEUS.
CurtirCurtir
Sim, amigo, graças a Deus por isso, por Seu grande amor e boa vontade para conosco.
Obrigado pelo comentário.
Josué
CurtirCurtir
Mensagem maravilhosa! Pastor eu alcancei na parte histórica, que o lançar o pão (não o conhecido pão francês) sobre as águas que o pregador se referia, era a forma que eles faziam,naquela época era comum ter enchentes naqueles localidades, e o que os agricultores faziam? eles lançavam suas sementes (o pão) sobre as aguas ( enchentes). quando ás águas baixavam depois de muitos dias, o que foi semeado (a semente-pão) brotava e dava frutos aos que haviam semeados. o alcance profético do Pastor para mim foi maravilhoso!!! pude enriquecer mais o meu conteúdo com sua contribuição. Que Deus continue te iluminando cada dia mais.
CurtirCurtir
Caro Fábio,
A Palavra revelada tem sido nosso alento nestas horas tão difíceis. Que o Senhor nos mantenha sempre perto dEle, por meio do Seu ensino.
Grande abraço.
CurtirCurtir