Põe-te de pé e falarei contigo

(os trechos sublinhados são links que fazem abrir o texto bíblico correspondente)

E DISSE-ME: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo. Então entrou em mim o Espírito, quando ele falava comigo, e me pôs em pé, e ouvi o que me falava. Ezequiel 2:1, 2

O nosso relacionamento com a Palavra de Deus é um indicador bastante preciso da nossa condição espiritual. A fé, diz a Bíblia, vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus.

Segundo as Escrituras, Deus falava diariamente com nossos primeiros pais. Poderíamos nos perguntar: Que tanto assunto assim tinham eles?
Mas Deus sempre teve “muito assunto” com os homens:
– A Noé o Senhor revelou Seu plano de juízo e Seu projeto de salvação;
– A Abraão nada ocultou, mas o visitava frequentemente para diálogos que enchiam o patriarca de esperança;
– A Jacó Deus falou diversas vezes e de muitas maneiras;
– A José, a Moisés, a Samuel, a Davi

Você pode estar pensando aí, com seus botões: Se Deus tem tanto prazer em falar com o homem, por que é que eu não sou assim, um interlocutor tão frequente ou tão íntimo de Deus?
O texto que lemos talvez possa trazer alguma luz sobre isso. A começar da ordem de levantar, dada ao profeta. Vemos ordens semelhantes dadas a outros servos de Deus:
– A Jeremias, no cap. 18 de seu livro, o Senhor ordenou: Levanta-te e desce à casa do oleiro E LÁ te farei ouvir as minhas palavras;
– A Elias o Senhor disse: levanta-te, come e bebe;
– E a Paulo: levanta-te e entra na cidade. E lá te será dito o que deves fazer.

Deus não fala ao homem caído. Não tem nada a lhe dizer, a não ser: LEVANTA-TE. E enquanto o homem não O atender, Deus continuará repetindo o mesmo apelo. Alguns poderão achar até isso meio monótono ou que Deus não tem muita criatividade…
Porém ao atender a esta ordem, ao abrir o coração para reconhecer que, ou está sentado (acomodado espiritualmente) ou deitado (dormindo espiritualmente), o homem tem imediato auxílio do Espírito de Deus, que entrou em Ezequiel e o levantou, estando incumbido ainda hoje da mesma função. A partir daí, ajudado a se erguer, o homem agraciado pela bondade do Senhor está pronto para ouvi-Lo e conhecer as insondáveis riquezas de Cristo.

O meu amado fala e me diz: Levanta-te, meu amor, formosa minha, e vem. Cantares 2:1
Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem. Lucas 21:36

22 comentários sobre “Põe-te de pé e falarei contigo

  1. “LEVANTA-TE!”
    Você precisa prosseguir!
    “Tirou-me de um lago horrível, de um charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos;” (Sl 40:2).
    Olhe para Jesus! Ele venceu para você!
    “Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão.” (Is 40:31).
    “LEVANTA-TE!”

    Curtir

    • Sim, caro amigo Robson, precisamos prosseguir. Se já estivemos de pé, sabemos o que é ouvir o bom conselho de Deus para todas as áreas de nossa vida. Muitos cristãos hoje, infelizmente, estão vivendo debaixo de um silêncio relativo do Senhor. Parece a eles que o Senhor somente quer ralhar com eles, chamar-lhes a atenção. Mas, na verdade Ele anseia pela comunhão com Seus servos, pois para isso os remiu.
      Grande abraço.

      Curtir

  2. São dois pontos distintos, o falar e o ouvir. É muito interessante quando Deus nos convida a estarmos de pé, em posição, mostrando nossa definição, nossa prontidão em atender, desta forma criamos dentro de nós o ambiente favoravel para atuação daquele que geme por nós, do Espirito Santo de Deus. Assim conseguimos ouvir nitidamente o falar do Espirito Santo e concordamos com ele. Outra coisa é falar, quando falamos com Deus nos derramamos em suplicas primeiro reconhecendo o Poder do Sangue de Jesus que está atuando em nós tornando-os herdeiros de um Reino, assim podemos orar, clamando abba Pai.
    Mas não isso que está acontecendo lá fora temos visto pessoas ditando ordens ao Espirito Santo, determinando posições para Deus, isso tem falido essas pessoas, por que não obtem nada do Alto. São vitimas de um conceito errado de relacionamento, que não está escrito em lugar nenhum na Palavra de Deus. Esteja de joelhos para falar, e de pé para ouvir e terá uma grande Vitoria em sua vida, e a vitoria de que falamos não é outra senão a Eternidade de Deus, Grande Abraço.

    Curtir

    • Já sentia falta de sua participação, amigo.
      Excelente complemento. Trouxe esta mensagem recentemente, em uma das nossas igrejas em Ubá e creio que ela é pertinente ao momento em que estamos vivendo, quando vemos muitos bons crentes se acomodando, buscando conforto nesta hora em que ouvir o que o Senhor tem a dizer, diariamente, é de suma importância.
      Meu desejo é de que essa palavra seja útil para o despertar destes, que um dia já estiveram de pé e, como ovelhas que são, conhecem bem a voz do Bom Pastor.

      Abraço.

      Curtir

  3. Quando aceitamos o convite para estarmos de pé, ou seja na posição em que o Senhor nos quer, o Espirito Santo nos coloca em outro patamar, ai passamos conhecer o projeto do Senhor. O juizo é para os que não aceitam o chamado para uma nova vida com o Senhor, uma nova dinamica. Na posição alimentamos da palavra (revelação) e nos mantemos de pé.

    Curtir

    • Sim, você disse bem: “convite”. Com amor Ele nos chama a levantar e ir ao Seu encontro. E é a própria Palavra quem nos sustenta de pé. Que o Senhor, que tem tanto a nos mostrar de Sua maravilhosa glória, nos ajude a permanecer.
      Abraço e apareça sempre, amigo.

      Curtir

  4. Mesmo em situação difícil como estava vivendo Israel, talvez Ezequiel estava prostrado pela situação do cativeiro, mas o Senhor quer falar conosco mesmo assim, mostrando que ele não nos desamparou.
    Um abraço a todos.
    Etienne Viana

    Curtir

  5. Caro pastor, A Paz do Senhor
    Lendo o texto, lembrei-me de uma Palavra que o SENHOR nos deu em um momento de grande abatimento: “LEVANTA-TE, resplandece, porque vem a tua luz e a glória do SENHOR vai nascendo sobre ti.” Is 60:1 – De fato, é preciso estarmos de pé para ouvirmos a voz do nosso Deus. E o SENHOR, em sua infinita misericórdia, tem insistido para que o homem se levante, pois tem muito a nos falar. E Ele tem urgência. A minha oração é para que o SENHOR mantenha o Seu povo de pé, para ouvirmos o muito (Graças a Deus!) que Ele tem a nos dizer.
    Obrigada por compartilhar seus pensamentos conosco.
    A Paz do Senhor

    Curtir

  6. Adão quando cai perde a oportunidade de ouvir DEUS falar. Como era costume todos os dias na virada de cada dia. e para que esta comunhão fosse adquirida de volta ao homem Deus providenciou o seu Filho que diz: “levanta-te e anda a tua fé te salvou”! ENTÃO VAMOS LEVANTAR PARA QUE O MILAGRE ACONTEÇA!

    Curtir

  7. Interessante A Palavra Em At:9, Que Paulo Submeteu A Ordem De Deus, Sendo Que Fui A Primeira Vez Que Ouviu A Sua Voz, E Submeter Aquela Ordem, O Levou A Verdadeiramente Ver, Pois Ali, Não Somente Os Olhos Carnais Viram Abertos, Tanto É Que O Motivo Real Foi Q Paulo Tivesse Uma Visão Espirituais.

    Curtido por 1 pessoa

  8. Louvado seja Adonai! Que apesar da sua grandeza, sabedoria e Majestade, ainda nos ensina como ouvir sua voz e ter um relacionamento com Ele. A verdade é que todas as vezes que Ele se achega a nós, nos achará prostrado, pois só sua gloriosa presença nos pode por de pés. Fui muito edificado com essas passagens bíblicas. Que JESUS o Senhor, os abençoe aínda mais.

    Curtido por 1 pessoa

    • De fato é Ele quem nos levanta. Mas a Palavra traz o solene aviso: quem está de pé, olhe, não caia.
      Obrigado pela visita, Pedro, volte sempre e ore por nós.
      Abraço, Josué

      Curtir

  9. Josué, que palavra edificante! Que sejamos encontrados de pé, com azeite em nossas lamparinas e vigilantes quando o nosso Rei nos chamar!
    Maranata!

    Um abraço e obrigada por compartilhar a preciosa palavra do Senhor conosco.

    Curtir

    • Maranata é mais do que um título ou uma denominação. É um modo de vida, esperando o cumprimento fiel das Escrituras Sagradas, que dizem que Ele vem! Obrigado pela visita e pelo comentário.

      Curtir

E você, o que poderia acrescentar sobre este assunto?