És tu aquele…?

És tu aquele...?O comportamento de Daniel é uma referência importante na Bíblia acerca da atitude do homem que teme a Deus. Em quase todos os capítulos de seu pequeno livro podemos encontrar situações em que sua postura foi colocada à prova – e ele se saiu muito bem, diga-se.

Experimentou humilhações e também honrarias. Diante de mesa farta ou na escassez (ainda que voluntária), manteve sua boa conduta e até um anjo de Deus se referiu a ele como “homem mui desejado”, isto é, alcançou graça diante de Deus e dos homens. Deus deseja encontrar mais gente assim. O Pai procura quem esteja na posição certa desde os tempos de Adão.

No capítulo 5 lemos que a rainha mãe referiu-se a ele dizendo que havia no reino “um homem, no qual há o espírito dos deuses santos; e nos dias de teu pai se achou nele luz, e inteligência, e sabedoria, como a sabedoria dos deuses”. Considerando as limitações de compreensão da rainha, vemos que ela considerou Daniel um homem espiritual. Aquela descrição chamou a atenção do rei, que mandou chamar a Daniel para estar em sua presença.

A pergunta do rei dá o título e o tom desta postagem: És tu aquele Daniel? Você conserva a boa fama que um dia teve? Vamos tomar essa pergunta para nós, como vinda da parte de outro rei, muitíssimo mais nobre e com interesses muito mais elevados em nós: O Rei Jesus.

Pense n’Ele perguntando a você: És tu aquele de quem, um dia, ouviu-se falar? Ainda há em ti o Espírito do Deus Santo? A luz e a sabedoria do Senhor para solver (não para criar) dúvidas habitam em ti?

(texto sugerido pelo amigo Paulo Bráz, de Juiz de Fora)

11 comentários sobre “És tu aquele…?

    • Bom, não é? E às vezes os crentes acham que só precisam de se importar com o que Deus pensa deles, sem considerar que o Senhor nos quer fazer uma boa referência para Seu uso. Abraço.

      Curtir

  1. Daniel,aquele que por 3 semanas inteiras esteve triste, mas por ser amado pelo Senhor,
    o anjo lutou por ele duarante 21 dias,a cada dia na presença do Senhor, ele da ordem, bençaos,
    anjos lutam e vence por nós,aleluias…

    Curtir

  2. “Homem mui desejado”, faz referencia a graça de Deus encontrada em Daniel. O Livro dos Salmos nos fala de quanto os olhos do Senhor procuram os fiéis na terra para congregarnos na Eternidade. Então a parte que cabe a cada um de nós a começar pela minha própria vida. É a escolha!
    Quero assinalar apenas a postura, posição do servo Daniel. Ele fez a escolha dele e cada um deve fazer a sua. Percebemos que quanto mais agradamos a Deus com nossas escolhas entristecemos o mundo. Isso vai com o tempo nos dando experiencia suficiente para suportamos as adversidades em oração e santificação e com o passar do tempo seu testemunho levará certamente a esta pergunta. – Es tú aquele Daniel? Se hoje nós pudermos ser contados desta forma, o nome do Senhor será glorificado pois, em todo o tempo o merito é do Senhor, a vitória é do Senhor.
    Grande Abraço, companheiro.

    Curtir

    • Caro Sérgio, já sentia sua falta por aqui.
      Vamos lá: como disse no post, o comportamento ou ainda o comprometimento de Daniel com a vontade do Senhor fez dele uma referência atemporal de postura de um servo de Deus, em qualquer época ou situação.
      Certamente foi fonte de inspiração para seus amigos que, diante das ameaças de Nabucodonozor, fizeram apenas ficar de pé enquanto os demais se encurvavam.

      Abraço.

      Curtir

  3. Uma pergunta muito oportuna para o momento atual em que o meio evangélico vive. Quantos já perderam sua identidade de servos de Deus; quantos já não tem o mesmo fervor de quando aceitaram a fé em Jesus… Que o Senhor possa avivar Sua Obra a cada dia em nossas vidas!

    Curtir

E você, o que poderia acrescentar sobre este assunto?