Os vasos da casa da viuva

Lemos na história da mãe que procurou o profeta Eliseu, preocupada com a situação presente e futura de seu lar, que ela afirmou: Não tenho nada em casa, senão uma botija de azeite. Talvez tivesse, ainda que simples, alguns utensílios, umas roupas e outros pequenos objetos, mas o que tinha valor em sua casa era, de fato, o azeite.

Temos aprendido que o azeite representa a operação do Espírito Santo em nossa casa, em nossa vida. Talvez você e eu possamos dizer, como ela, que o que temos de mais precioso em nossa casa, em nosso coração, é de fato a presença do Espírito de Deus.

Mas é possível que isso se restrinja a uma botija, num canto da casa. Muitos setorizam sua vida, procurando manter apartado o Espírito Santo dos demais interesses da vida. A ordem do profeta, no passado, também nos beneficia hoje: Encha todos os vasos disponíveis com azeite. Até mesmo as pequenas vasilhas de sua casa deram lugar ao azeite. Isso até ao momento em que toda a casa rescendia o suave cheiro do óleo.

Logo até os vizinhos começaram a se beneficiar com a obediência daquela mulher e suas vasilhas também foram cheias, os fazendo testemunhas e participantes daquele milagre.

Assim será conosco também se em todas as vasilhas – setores – da nossa vida houver a presença do Espírito Santo: no casamento, na criação dos filhos, na condução dos negócios, no cuidado com a saúde, enfim tudo.

Ao testemunhar ao profeta sobre a consequência de sua obediência, ela ouviu: Vivam disso.

Viva disso você também.

7 comentários sobre “Os vasos da casa da viuva

  1. Essa mensagem eu vi ao vivo hein.. eheheheh
    Maravilhosa.

    “E aconteceu que, desde que o pusera sobre a sua casa e sobre tudo o que tinha, o SENHOR abençoou a casa do egípcio por amor de José; e a bênção do SENHOR foi sobre tudo o que tinha, na casa e no campo.” – Gênesis, 39:5.

    Curtir

      • Assim como José entrou na casa de Potifar e foi conquistando sua confiança até que o dono da casa entregou tudo a ele, Jesus entrou no nosso coração e foi nos provando sua eficiência em cuidar de TODAS as nossas coisas. Nossa preocupação é com o pão (alimento para a alma). Temos também que estar atentos pois a carne (representada na figura da mulher de Potifar) quer corromper e profanar a bênção que recebemos.
        E o Senhor os fará achar ainda mais ensino nesta passagem. Depois vocês passa de volta pra mim.

        Curtir

  2. Excelente. Interessante como algo aparentemente simples nos trás benefícios extraordinários. ( Perfume, luz, protege do frio, impermeabilizante de tecido, medicamento… entrou outros)

    Outra coisa, é que o azeite na Ásia era abundantemente cultivado, ou seja, era quase de graça.

    Curtir

E você, o que poderia acrescentar sobre este assunto?