Olhe à sua volta

No Salmo 139, Davi escreveu sua impressão a respeito do cuidado de Deus para com ele. Disse assim: “Tu me cercaste em volta e sobre mim puseste a Tua mão” (vs. 5).
Parecia ao salmista que, em todas as coisas ao seu redor, podia se ver a operação cuidadosa de Deus a seu favor. Ele que era pastor e, no Salmo 23 se viu como uma ovelha, não teve dificuldades em se imaginar dentro do seguro aprisco do Bom Pastor, onde cada tábua fincada no chão estava ali estabelecida pela mão de seu amoroso Dono.

E nós, ao findar deste ano e iniciar um novo, pudemos ver em tudo à nossa volta a mão do Senhor? No trabalho – ali esteve a mão de Deus sobre você. No seu lar também, decerto. E por todo lado que nos voltamos podemos reconhecer o Senhor. Segundo o livro de Provérbios, reconhecer o Senhor nos nossos caminhos endireita as nossas veredas.

Quando alguém cerca algo, seja um rebanho, seja um terreno, quer deixar claro que tem interesse e planos a respeito daquilo. Deus tem planos a seu respeito, caro irmão e irmã.

Mas é quando olha para cima que Davi tem a visão mais notável de todas: Ele vê a própria mão do Senhor.

Ao olhar em volta veremos o que a mão de Deus fez, mas ao olhar para cima o homem tem uma experiência com a mão do Senhor e pode dizer, como Tomé ao tocar ali: Senhor meu e Deus meu!

15 comentários sobre “Olhe à sua volta

  1. Hoje Ele cuida de nós, Ele está a nossa volta!

    Assim como estão os montes à roda de Jerusalém, assim o SENHOR está em volta do seu povo desde agora e para sempre. (Salmo 125:2)

    Mas, a Biblía nos afirma que, um dia Ele vai Voltar !

    Porque ainda um poucochinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará. (Hebreus 10:37)

    Maranata ! O Senhor Jesus Vem!

    Curtir

  2. “E orou Eliseu, e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o SENHOR abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.”
    2 Reis 6:17

    Lembrei desta passagem. Ainda que muitas vezes não reconheçamos, na posição de servos do Deus vivo, estamos sempre cercados pela Sua boa mão. E quando estamos no projeto dEle, temos que saber que Ele está no controle de tudo, ainda que pareça estar dando errado. Quando deixamos o Senhor operar o Seu projeto, temos cavalos e carros de fogo em todos os setores de nossa vida, ainda que não os vejamos. É como diz o louvor: “Dá-me mais fé e a certeza
    De que eu posso operar bençãos
    Que hoje eu não posso ver”.
    Abraço..

    Curtir

  3. Quando vemos a cerca que o Senhor fez ao nosso redor sobe uma alegria ao nosso coração de saber que somos propriedade do Senhor, ninguém pode entrar e mexer dentro do que está cercado sem a permissão do Dono, Jesus é o Dono do nosso coração, da nossa vida e de tudo que permitirmos que Ele cerque.

    Curtir

  4. Ainda tem um louvor, de dominio publico, maravilhoso que diz: “Ao meu redor, ao meu redor, Deus sempre está… com seu amor tao puro e bom, Ele está sempre ao meu redor… Gostou ?

    Curtir

  5. “Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor, e fui para eles como os que tiram o jugo de sobre as suas queixadas, e lhes dei mantimento.” (Oséias 11:4)

    Graças ao nosso Bom Deus, que um dia nos olhou, mesmo sendo quem éramos. Mesmo assim nos atraiu. Quem somos nós diante da Majestade de Deus?
    Resta-nos uma coisa: Deixar-nos ser atraídos pelos laços de amor de Deus, sermos atraídos pelo sacrifício único de Jesus.

    “Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.” (Efésios 2 : 13)

    Luciano Brito – Campo Grande/MS

    Curtir

    • Caro Luciano,
      Ainda não tinha lido o texto de Oséias, que você comentou, vendo o homem como uma ovelha. Muito bom.
      Apareça sempre. Vou incluir seu e-mail na lista de atualizações.

      Abraço.

      Curtir

  6. Atos 9: 3 – “E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente O CERCOU um resplendor de luz do céu”.

    A experiência de Saulo, quando da sua conversão, foi de descobrir o Amor de Jesus em revelar-lhe (a Luz) que desejava cercar todo o seu viver, livrando-o das trevas espirituais em que se encontrava.
    Isto foi uma surpresa pra Saulo (subitamente), que respirava ameaça e morte (v. 1).

    Agora, pra todo lado que olhasse só veria a Luz, pois estava cercado por ela. Em razão disto, ficou “cego”.

    Assim, nós um dia fomos cegados para as coisas vis deste mundo, em virtude de termos sido cercados por Jesus. É por isto que não temos “olhos” para as coisas desta terra, pois nossa alma é plenamente cercada das virtudes celestiais. Isto é que é vida, vida com Jesus.

    Foi (e é) para nós grande surpresa descobrir quem éramos, onde estávamos, e ainda assim, sermos cercados pelo Amor do nosso Senhor, a Luz Divina, que não cessa de brilhar.

    APDSJ!
    Bruno – Muriaé-MG

    Curtir

  7. Diante de tantas coisas lindas e profundas escritas acima a respeito do cuidado de Deus conosco…que mais poderia eu acrescentar?
    Uma coisa posso ainda dizer:
    Ele tem cuidado de mim, tem me coberto com Seu precioso sangue e tem feito em mim uma obra maravilhosa, de arrependimento, de amor e principalmente de gratidão. Glórias pois a Ele, autor de minha fé e como bem disse meu querido pastor Josué:
    “Ao olhar em volta veremos o que a mão de Deus fez, mas ao olhar para cima o homem tem uma experiência com a mão do Senhor e pode dizer, como Tomé ao tocar ali: Senhor meu e Deus meu!”

    APDSJ!

    Curtir

    • Fico assim também a olhar, extasiado, à minha volta e acima de mim as muitas provas do grande amor do Salvador em me escolher como alvo das suas misericórdias.
      Abraço e apdSenhor.

      Curtir

E você, o que poderia acrescentar sobre este assunto?