Na década de 80 havia um comercial de refrigerante em que um sujeito chegava num bar, vindo do deserto, com aparência de quem estava já desfalecendo de sede, e pedia… um saco de batatas fritas ou uma tigela de farofa. Depois de comê-las, só então pedia a tal bebida gasosa. O narrador dizia: “Provoque sua sede”.
Sendo o Senhor Jesus a fonte que nos convida a saciar a sede da alma, é curioso Ele utilizar a figura do sal, um elemento que desperta a sede. Mas quero compartilhar com vocês uma experiência.
Um grupo de jovens em Muriaé, há alguns anos atrás, começou a conviver com um rapaz, crente de uma denominação tradicional. Rapaz sincero e dedicado, mas que não havia experimentado ainda a bênção do Espírito Santo. O Senhor então orientou aos jovens da nossa igreja que começassem a compartilhar com ele as bênçãos que recebiam em cada culto. Todo dia era uma notícia nova: Um que havia sido curado, outro que recebia uma libertação, uma palavra revelada, um momento de quebrantamento. Tudo contado com a alegria e entusiasmo que tais assuntos merecem.
Na verdade o que estávamos fazendo era semelhante a dar ao moço uma colherada diária de sal. Ele ficava ainda mais sedento e não achava água nas reuniões monótonas e sem vida de sua denominação.
Até que um dia ele disse assim: Eu posso assistir a um culto na sua igreja? Graças a Deus ele foi e encontrou águas abundantes. Saciou sua alma e lavou seu coração.
Há ainda hoje muitos jovens (e adultos… e crianças também!) à nossa volta que precisam ser despertados para uma vida espiritual abundante de experiências e alegrias santas e verdadeiras. Uma colherinha de sal diária será o suficiente. Você tem uma aí?
(Colossenses 4:5) – Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo.
(Colossenses 4:6) – A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal,
Usei este texto certa vez para trazer uma palavra de evangelização, pois o sal causa sede nas pessoas. Gostei muito, pois precisamos ter a experiência de ter sal ( sede ) e também a experiencia da alma dessedentada, para assim sermos usados para provocar sede nos outros e mostrar onde sacia-la.
Maranata! 12/2011
CurtirCurtir
O Sal é comparado ao verdadeiro CRISTÃO, ao que segue os caminhos de JESUS, o que é imitador de Cristo, o que segue as pegadas de Cristo.
Mar – o Mundo.
Existe sal no mar? Existe. Existe cristão que está no mundo? Se formos no mundo veremos cristãos (festas etc).
Mas o SAL que devemos ser É, igual ao Sal que é retirado do mar, o sal que serve de alimento para o corpo. Mas antes, ele tem que ser transformado. Então ele é levado para salinas, para moagem, fica sobre a incidência do sol e do vento. A Ação do SOL sobre o Sal é fundamental, as substâncias ruins são retiradas. As Salinas é a Igreja, onde há a presença do SOL (Jesus), o calor da Palavra de Deus, ai sim começa a evaporar a água do mundo.
Ele é transformado, para depois então, ser ingerido pelo corpo. O Sal sem purificação é um sal que adoece.
Fomos transformados pela GRAÇA DE JESUS.
O CRENTE em JESUS precisa ser o SAL DA TERRA, o que provoca sede nas pessoas, a sede da ÁGUA DA VIDA.
PS – a ação preservadora do Sal – não podemos esquecer da ação preservadora do Sal sobre alimento. E ele só tem efeito quando misturado ao alimento. Promessas do Senhor para as nossas famílias que ainda não tiveram uma experiência com o Senhor. O nosso testemunho trará sede e eles terão uma experiência com o Sol da Justiça.
ELES PRECISAM SAIR DO MAR!
Maranata!
CurtirCurtir
Sempre falamos muito do sabor do sal, quando apresentamos sobre a sede que o sal provoca, temos uma nova abordagem e podemos proclamar ao mundo Jesus que a fonte de águas vivas e o único capaz de saciar a sede da nossa alma.
CurtirCurtir
QUE PALAVRA MARAVILHOSA, SÓ MESMO VINDO DO ESPÍRITO SANTO. O SAL É O QUE DÁ SABOR AO ALIMENTO E GLÓRIA Á DEUS, NOSSA VIDA TEM SABOR DE VITÓRIA E ISSO É O QUE TEMOS PROCLAMADO AOS OUTROS, ATRAVÉS DO NOSSO TESTEMUNHO, MUITOS TEM VINDO SACIAR A SEDE DA ALMA!
CurtirCurtir
Sempre tive a curiosidade de saber por que Jesus disse que ”os discípulos são o sal da terra…” Porém, nunca havia visto comentarem sobre isso.
Mas depois de ler a experiência que tiveram com o jovem, em meu coração eu sei que, de fato, ”se o sal for insípido, com que se há de salgar?”
Tá aí uma das principais funções que cabe a nós servos: salgar e apresentar a água.
Que bêeenção, meu irmão!!!
Um abraço.
CurtirCurtir
Pingback: Enchendo o Coração com a Palavra – Mateus capítulo 05 | Doquestacheiocoração