O poço é fundo…

O Poço é FundoPossivelmente a mulher samaritana saiu de casa naquela tarde fazendo as contas de como utilizaria a água que ia buscar no poço de Jacó. “Um pouco para lavar roupas, um pouco para fazer a sopa da noite, um pouco para banhar o nenê, um pouquinho ainda para meu chá…”, pode ter ela pensado consigo.
Às vezes fazemos isso quando vamos ao poço cavado pelos antigos – a igreja. Vamos com a cabeça cheia das preocupações de casa. “Preciso resolver isso, aquilo, aquilo outro…”.
Tanto que ela custou a entrar em sintonia com o Salvador quanto à natureza da água que Ele lhe oferecia. Ele falava de fontes superiores e ela de fontes inferiores.

Para ajudá-la no que é material, Jesus não parecia bem preparado: “Tu não tens com que a tirar”, disse ela.

De fato, quando Jesus decidiu nos dar água viva, não usou qualquer ferramenta. Não foi com balde, corda, manivela… Não enviou um anjo ou um profeta.
ELE MESMO DESCEU AO POÇO FUNDO, À COVA.

Descer à cova não é algo que surpreenda ninguém. Quando Daniel desceu à cova dos leões, não foi novidade para as pessoas. Quando ele SUBIU da cova, aí sim, causou espanto em todos – prefigurando o que havia de acontecer ao Senhor Jesus, que venceu a morte nos trazendo a água que salta para a vida eterna.

Depois que entendeu melhor as palavras do Senhor, a mulher deixou ali o cântaro e foi anunciar as Suas palavras. Deixemos nós também nossas preocupações diante do Bom Salvador e, com confiança, ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador!

 “Onde pois tens a água viva?” Tsc, tsc, tsc… o homem natural não entende nada de água viva…

13 comentários sobre “O poço é fundo…

  1. Já estava sentindo falta das mensagens que o senhor posta aqui!!! Ás vezes imaginamos que todos esses personagens bíblicos viveram coisas tão diferentes de nós, mas a palavra tem nos mostrado que o homem comete falhas que são da sua própria natureza, independente da época. Ótima mensagem!

    Curtir

    • É maravilhoso como o Espírito Santo dá vida à Sua Palavra, fazendo-a atual e pertinente aos nossos assuntos pessoais, não é mesmo?
      Abraços aos queridos irmãos de Recreio.

      Curtir

    • Caro Beto, também recebi grande bênção, foi numa reunião de senhoras em Muriaé, no último sábado, quando fui “pego de surpresa” para levar uma palavra às irmãs. Tudo vem d’Ele, glórias, pois, a Ele.

      Curtir

  2. Na terça preguei essa palavra… mas com relação ao peso do cântaro pra aqla mulher. Mts estão carregando um peso por estarem com o coração cheio de mágoas, preocupações, envolvidos pelos problemas e não se dão conta, que é o SR quem está falando no culto. Os louvores estão sendo entoados, a pal. sendo entregue, mas estão pensando e vivendo os problemas q ficaram lá fora. Mas qdo o homem entende q é JESUS quem está falando com ele, ele larga o cântaro e faz a obra… exercitando o processo da Salvação. Diante do SR o problema fica pequeno…Vinde a mim… q eu vos aliviarei! Um gd abs,

    Curtir

  3. Muito boa a mensagem que o Espírito Santo revelou ao irmão. Essa mulher, deduzimos que teve muitas tribulações, lutas, provas, tristezas, pessoas ao seu lado, mas que não podiam trazer a paz e a alegria da mudança de vida, do novo nascimento, do encontro maravilhoso que ela teve com o nosso Senhor e salvador Jesus Cristo. Tudo nela antes estava obscuro, antes de conhecer o Senhor Jesus. Agora ela não tinha mais porque ocultar nada. A felicidade faz isto conosco, por isto todos nós que tivemos essa experiência, queremos agora anunciar que Jesus é a fonte das águas vivas, Ele é aquele que dessedenta a sede do necessitado.

    Curtir

  4. o que muitas vezes leva as pessoas às igrejas não é a necessidade de uma benção para a eternidade, é agua para esse mundo mesmo, ( desemprego, doença, crise conjugal existencial etc) mais muito maior do que as necessidades dessa vida , são as necessidades da alma e isso jesus mostra transformando aquela agua e remetendo a para um campo espiritual e eterno e dado de beber àquela mulher

    Curtir

  5. Pingback: Enchendo o Coração com a Palavra – João capítulo 04 | Doquestacheiocoração

  6. Pingback: Enchendo o Coração com a Palavra – João capítulo 07 | Doquestacheiocoração

E você, o que poderia acrescentar sobre este assunto?