Rever passagens conhecidas da Bíblia sob a tutela do gentil Espírito Santo nos faz perceber certas sutilezas de cada história.
A narrativa da multiplicação de pães, em João cap. 6, nos permite diferenciar dois momentos da movimentação dos discípulos.
Primeiramente eles vão, cesto nas mãos, até Jesus que faz o milagre de multiplicar o alimento bem ali, diante dos olhos deles e começa a encher os balaios.
Como eram muitos, cinco mil, tiveram de voltar a Jesus diversas vezes. A cada viagem deviam aguardar diante do Mestre até que este enchesse seus vasilhames antes de partir novamente rumo à grande concentração de famintos.
Os mais apressados talvez saíssem com seu cesto vazio, fazendo com que fossem menos úteis do que poderiam ser. Isso pode acontecer conosco também: Se não passamos tempo suficiente perto do Multiplicador de provisões, somos menos úteis. Às vezes a pressa nos leva a dedicar pouco tempo na presença do Senhor, em oração e leitura da Palavra, o que nos faz discípulos de cestos vazios.
Muito bem, o outro ensino que podemos tirar vem da segunda etapa, quando o Senhor envia os discípulos novamente à multidão, agora com seus cestos vazios, para recolher o excedente.
No final das contas, cada um da multidão tinha recebido o suficiente para suprir sua necessidade momentânea, mas cada um discípulo tinha consigo um cesto cheio, que poderia lhe suprir por um bom tempo.
Assim aprendemos que o Senhor recompensa, ainda nesta vida, aqueles que se dispõem a atender às necessidades de Seu projeto e dos envolvidos nele, conforme Ele mesmo disse a Pedro: “…cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna..” Marcos 10:30
Fazendo a leitura do artigo mensionado veio a lembraça o lema de 2011:
“Mas esforçai-vos e não desfaleçam as vossas mãos, porque a vossa obra tem uma recompensa.” II Cr 15:7
Ou seja, vale apena estar proxímos e envolvidos com aquilo que é o projeto de Deus.
O Senhor recompensa!
CurtirCurtir
como Marta e Maria.Marta tb serviu aos servos e a obra,mas esqueceu de estar como Maria:aos pés de Jesus,a melhor parte.
CurtirCurtir
Lembrei-me do que paulo disse:
O que recebi do senhor foi o que também vos ensinei…
Não há como dar aquilo que não se tem..
CurtirCurtir
Pingback: Enchendo o Coração com a Palavra – Mateus capítulo 14 | Doquestacheiocoração