Chorai por vós e por vossos filhos

No capítulo 9 do livro do profeta Jeremias o Senhor inspira o profeta a lamentar a triste condição espiritual do povo de Israel. Começa com Jeremias desejando chorar dia e noite pelos filhos mortos de seu povo.
No verso 17 lemos:
“Assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai e chamai carpideiras, para que venham; e mandai procurar mulheres sábias, para que venham, também.”

Há dois tipos de mulheres aqui. As carpideiras – pessoas que, por profissão, iam aos sepultamentos para “ajudar” a chorar o morto, estimulando as demais a chorarem também – e outras chamadas de sábias.

Do mesmo modo, sabemos que perante Deus existem dois tipos de Igrejas: as que – como as carpideiras – ainda que provoquem alguma emoção, não tem compromisso com os que estão morrendo, e não sentem nada por eles. Estão apenas interessadas no retorno financeiro que podem obter com aquela situação. Loucas.

E há também aquelas que, chamadas sábias, estão edificando sua casa espiritual (Prov. 14:1).

As sábias aprenderam com o Senhor Jesus a chorar por si e pelos filhos que gera, para que não morram.

3 comentários sobre “Chorai por vós e por vossos filhos

  1. Existe também nesse texto uma diferença no chamado dessas mulheres, para as carpideiras é o usado o verbo “chamar”, que lembra-nos do chamado que o Senhor faz ao homem “muitos são chamados…” o chamado (ou salvação) é para todos mas, para as sábias é usado outro verbo “procurar” porque “o Pai procura a tais que assim o adorem (em espírito e em verdade)” há necessidade de uma procura, porque não são muitos “…e poucos os escolhidos”.

    Curtir

  2. Graças damos a Deus, por esta riqueza infinita que é a palavra revelada, que define com clareza o que é joio e o que é trigo, a verdade relativa e a verdade absoluta, a igreja infiel e a fiel….E a cada versículo que lemos, que ouvimos, contemplamos a misericórdia do Senhor sobre nossas vidas, pois, tudo nos é revelado para que entendamos o projeto de Deus, e busquemos a sabedoria que Ele nos disponibiliza, para que não sejamos como as carpideiras.
    Maranata!

    Curtir

  3. Oxalá todos os irmãos chorassem uns pelos outros e por si mesmos…o choro, sincero, diante do Senhor é uma fonte de grandiosas experiências. O renovo – pela misericórdia – na maioria das vezes é obtido após lágrimas sinceras aos pés do Senhor…devemos viver, nos dias atuais e que antecedem o grito Maranata, como sábias que choram e choram…sentidas e desejosas de que cada dia mais cresça o número de remidos…

    Curtir

E você, o que poderia acrescentar sobre este assunto?