No desfecho de sua história, Sansão aparece preso e exposto à humilhação num templo do deus filisteu Dagom.
Ali, apoiando-se nas duas colunas que sustinham a casa, Sansão faz uma oração que o Senhor atendeu prontamente. Ele pediu: MORRA EU…
Se Sansão tivesse entendido isso durante sua carreira – que ele deveria “morrer” para que o Senhor vivesse nele – teria alcançado muito mais vitórias do que aquelas que apenas pontuaram sua existência.
Muito possivelmente Paulo entendeu isso a partir da afirmação do Senhor Jesus: “quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á.” Mateus 16:25b
As duas colunas que Sansão, novamente e miraculosamente fortalecido, conseguiu derrubar e que sustentavam sua prisão tem correspondente em nossa luta pela santificação hoje.
Elas correspondem aos dois inimigos que só vencemos quando pedimos ao Senhor a mesma coisa: “morra eu”.
O primeiro é o adversário de nossa alma, o tentador. O segundo é a nossa carne, com suas fraquezas.
Esses dois pilares juntos sustentam o que a Bíblia chama de “mundo”, que quer nos prender e humilhar.
Por isso, se queremos que nossa vida espiritual seja marcada por mais do que algumas poucas experiências de vitória, devemos clamar como Sansão: MORRA EU!!
SE EU MORRO, TENHO UM DEUS VIVO. SE EU VIVO SÓ ME RESTA UMA RELIGIÃO.
“Eu protesto que cada dia morro…” I Cor. 15:31
“Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo, em Deus.
Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis, com ele, em glória. Col. 3:3,4
“Palavra fiel é esta: que, se morrermos com ele, também com ele viveremos;”
2 Timoteo 2: 11
E ainda tem gente com medo da ‘morte’…
CurtirCurtir
Sem entender o caráter profético do que falou, Tomé disse certa vez, quando Jesus insistiu em retornar à Judéia, onde tinha sido perseguido pouco tempo antes: “Vamos nós também para morrermos com Ele.” João 11:16
CurtirCurtir
Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
Galatas 2:20
Que sentido tem viver cego, aprisionado, longe do povo do Senhor? Só a morte para esta vida nos traz a alegria de ter O Senhor vivendo em nós…
CurtirCurtir
Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.
Filipenses 1:21
Não há vida em Cristo sem morte para as coisas desse mundo.
CurtirCurtir
Olha a situação de Sansão, aparece preso e exposto à humilhação. A palavra diz assim:
“Porque não pode louvar-te a sepultura, nem a morte glorificar-te, nem esperarão em tua verdade (ou força) os que descem à cova. Os vivos, os vivos, esses te louvarão como eu hoje faço.”
Isaías 38:18,19
CurtirCurtir
Acerca de Sansão há muita discussão, se ele foi salvo ou não, particularmente creio que sim, pois teve e aproveitou o tempo para se arrepender(mas não vamos ter este foco), quando Sansão se entregou, morra eu, venceu os seus inimigos, e a Palavra registra, que mais foram os que morreram na sua morte, dos que matara em todo seu viver, e no enigma do seu casamento já havia profetizado, que na morte do Leão de Judá, que foi fendido na cruz, todos os pecados, foram remidos, e na sua Ressurreição, somos mais que vencedores, a docura do mel, fruto colhido do trabalho dele, que é tudo em nós , quando morremos com ele.
CurtirCurtir