Pedro e o peixe que pagou sua dívida

Maurílio Matheus me mandou isto:

Na ocasião em que Pedro foi questionado sobre se seu Mestre pagava tributos (Mat. 17:24) podemos entender que:

  • Pedro tinha um tributo a pagar – isso remete à nossa condição de devedores, como ele.
  • Não temos com que pagar: Salmo 49:8
  • O conselho de Jesus: Pedro deveria ir ao mar e pegar um único peixe.
  • Entre tantos “peixes”, somente um trazia consigo (dentro de si) o valor do resgate (Moeda de prata – salvação)

Era simples mas exigia fé: crer que o único peixe continha dentro de si o valor necessário à salvação. O evangelho é simples, mas é para aqueles que crêem.

O peixe tirado do mar que continha dentro de si o valor da redenção – Tipo do Senhor Jesus que se igualou ao homem pecador para resgatá-lo

Porém seria necessário que o peixe fosse morto para que o tributo fosse pago – A morte vicária e substitutiva do Senhor Jesus.

A redenção estava dentro do peixe à assim como a vida eterna está dentro de Jesus (E o testemunho é este: Que Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. IJo 5:11-12).

Ótimo isso, não?

10 comentários sobre “Pedro e o peixe que pagou sua dívida

  1. Ótimo mesmo pastor; O homem hoje precisa ter esse entendimento pra conseguir servir ao Senhor.

    Em colossenses 2.14 paulo confirma isso dizendo: “Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contraria, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz”

    Curtir

  2. Eramos jovens em Belo horizonte, nos encontramos no Maanaim de Brasilia, eu estava como ung. e nesta mesma semana fui ordenado’ Descobri este blog seu e tenho acompanhado e recebido uma grande bencao.
    Que o Senhor te sustente
    apdSJC

    Curtir

    • Ei, amigo,
      Que boas falas! Ótimo saber que o Senhor lhe aprovou e lhe deu melhores condições de servir a Ele, movido pela gratidão, esse combustível extraordinário que move nossa instrumentalidade rumo ao alvo da soberana vocação.
      Meu blog representa um pouco das delícias que nos foram colocadas à disposição pelo bom Mestre. Fique à vontade para colher, bem como para semear também, mandando sugestões de mensagens que você tenha pregado em sua região.

      Grande abraço, na esperança de nos reencontrarmos novamente.

      Josué

      Curtir

  3. Pingback: Enchendo o coração com a Palavra – Lucas 05 | Doquestacheiocoração

  4. Fala que a salvação é individual, Jesus falou só para Pedro, fala da igreja, quantos Pedros a igreja tem, que tem essa experiência de salvação? Pedro era um homem humilde mas que encontrou o segredo, porque foi pela fé, e hoje se entendemos o que é salvação foi pela fé.

    Curtir

  5. Pingback: Enchendo o Coração com a Palavra – Mateus capítulo 17 | Doquestacheiocoração

E você, o que poderia acrescentar sobre este assunto?